Nova erupção do vulcão Etna proporciona imagens incríveis

Nas últimas horas, eventos importantes ocorreram em vulcões europeus. O Etna voltou a entrar em erupção, e desta vez também com a abertura de um orifício em altitudes mais baixas. Nas Ilhas Canárias, o vulcão de La Palma encerrou todas as atividades.

Após 86 dias de atividade, o vulcão de La Palma, nas Ihas Canárias, cessou todo tipo de atividade. Desde ontem (14) até a manhã do dia de hoje (15), não houve explosões, emissões de lava, registros de tremores vulcânicos e nem atividade sísmica, e também a emissão de dióxido de enxofre foi reduzida ao mínimo. Vulcanologistas pedem cautela e ainda não falam em erupção concluída, contudo, uma "parada" tão importante da atividade eruptiva nunca havia ocorrido nos últimos três meses. A erupção de um novo vulcão localizado na área de Cumbre Vieja começou em 19 de setembro, no sul da Ilha de La Palma. Abaixo, um vídeo do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias mostra a situação de ontem (14) por volta do meio-dia. A falta de atividade eruptiva é apreciada.

Como o Instituto Vulcanológico Espanhol sempre informa, nenhum tremor vulcânico foi registrado a partir das 21h do dia 13 de dezembro. Os vulcanologistas fazem questão de salientar que isso não significa necessariamente o fim da erupção, mas é a primeira vez que o tremor parou por tanto tempo desde o início da erupção. Neste ponto, para saber se o novo vulcão La Palma realmente parou de entrar em erupção, teremos que esperar alguns dias.

Enquanto o vulcão das Canárias estava em uma 'parada' da atividade eruptiva, o vulcão Etna, na Sicília, voltava a tremer, de duas maneiras diferentes. Na tarde de 13 de dezembro, o Instituto Italiano de Geofísica e Vulcanologia, o Observatório Etneo, comunicou a abertura de uma boca efusiva na base da parede ocidental do Valle del Bove a uma altitude estimada entre 2.100 e 2.200 metros acima do nível do mar, de onde foi emitido um pequeno fluxo de lava que atingiu 1.800 metros de altitude. O espetáculo da lava abrindo caminho sobre a neve, que caiu sobre o Etna nos últimos dias, pode ser visto nas fotos abaixo.

A emissão de lava ocorreu em altitudes mais baixas do que os episódios eruptivos dos últimos meses. Ontem (14), porém, o Observatório Etneo comunicou a retomada da atividade explosiva na cratera Sudeste, protagonista dos paroxismos deste ano, com abundantes emissões de cinzas.

A nova erupção, que terminou na tarde de ontem, levou ao fechamento temporário do aeroporto de Catânia devido à presença de cinzas.