Furacão Ida atingirá os EUA nesse final de semana

Um novo ciclone tropical nasceu no Atlântico Norte, o Furacão Ida! Ida está atingido as ilhas do Caribe desde a tarde de ontem e as previsões indicam que o sistema atingirá a costa dos EUA como furacão de categoria intensa!

Furacão Ida
Previsões indicam que o Furacão Ida deverá atingir a costa sul dos EUA nesse final de semana como um furacão de categoria 2 ou 3.

Na tarde de quinta-feira (26) um novo ciclone tropical nasceu sobre o Mar do Caribe, sendo nomeado como Tempestade Tropical Ida. Com isso, Ida se torna a 9ª tempestade tropical nomeada da temporada de furacões do Atlântico Norte de 2021, a última havia sido Henri, que atingiu a costa nordeste dos EUA nessa semana.

No momento, Ida já atingiu a categoria de furacão sobre o Mar do Caribe, entre as Ilhas Cayman, Jamaica e o oeste de Cuba, onde já está despejando acumulados significativos de chuvas e ventos fortes. O furacão segue uma trajetória para noroeste e deve atingir o sul do Golfo do México nas próximas horas.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) espera que Ida passe por uma rápida intensificação assim que alcançar o Golfo do México entre hoje e amanhã, podendo atingir categorias mais intensas de furacão (categoria 3 ou maior), devido as condições favoráveis sobre o golfo: águas quentes, grande disponibilidade de umidade no ar e ventos favoráveis em altos níveis.

Ida deverá atingir a costa dos estados de Louisiana e Mississipi, como um grande furacão, justamente no 16º aniversário da tragédia do furacão Katrina, em 29 de agosto de 2005.

Um sistema de alta pressão que atua sobre o sudeste dos EUA, com sua circulação de ventos em sentido horário, será o responsável por direcionar Ida para um impacto direto na costa dos estados de Louisiana e Mississippi no domingo (29).

Dessa forma, Ida deverá atingir a costa sul dos Estados Unidos como um grande furacão, de categoria 3, possivelmente, nesse final de semana, com grande risco de inundações, ventos destrutivos, maré alta, forte agitação marítima e chuvas intensas. O Centro de Previsões da NOAA está prevendo acumulados de chuva até segunda (30) ou terça-feira (31) de 200 a 400 mm em partes de Louisiana, Mississippi e Alabama, com alguns pontos isolados podendo chegar a 500 mm.

Além disso, Ida também poderá gerar uma série de tornados, não só na costa, após já estar sobre o continente entre domingo e segunda-feira. Como lembrete, a Tempestade Tropical Fred, que atingiu os EUA na semana passada gerou 29 tornados do sul ao nordeste do país.

O NHC emitiu um alerta de furacão que se estende de Cameron, Luisiana até a divisa dos estados de Mississippi e Alabama, incluindo a região metropolitana de Nova Orleans. Os alertas de furacões geralmente são emitidos 48 horas antes da chegada dos ventos com força de uma tempestade tropical, para que então a população se prepare com o máximo de antecedência.