Final de semana marcado pelo tempo severo nos Estados Unidos

Nesse final de semana estados do leste dos Estados Unidos foram castigados pelas chuvas. Na costa nordeste o responsável pelo tempo severo foi a tempestade Henri. Já no Tennessee, fortes tempestades causaram inundações repentinas que deixaram dezenas de mortos

Inundações Estados Unidos
Tempestades severas causaram enormes prejuízos e perdas de vidas no estado do Tennessee nesse sábado (21). Foto: Brandon Clement, LSM

Nesse final de semana estados do leste dos Estados Unidos foram castigados pelo tempo severo. Nos estados do nordeste do país a tempestade tropical Henri foi a principal responsável, já mais a sudoeste, no estado de Tennessee, chuvas recordes provocaram grandes inundações que deixaram dezenas de mortos.

A tempestade tropical Henri, após se formar próximo as Bermudas na semana passada, seguiu trajetória rumo ao norte pelo Oceano Atlântico, paralelo a costa leste dos Estados Unidos (EUA). No sábado (21) Henri ganhou força, evoluindo para furacão de categoria 1, e passou a mirar a costa nordeste dos EUA.

Henri perdeu um pouco de força horas antes de atingir a costa do estado de Rhode Island, perto da cidade de Westerly, na tarde de domingo (22), de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês), com ventos sustentados de cerca de 95 km/h e rajadas acima de 110 km/h, intensidade típica de uma tempestade tropical.

Devido aos ventos fortes, que derrubaram árvores e prejudicaram as linhas de transmissão de energia, mais de 130 mil clientes ficaram sem energia no nordeste do país, principalmente em Rhode Island.

A cidade de Nova Iorque teve sua ‘hora’ mais chuvosa da história devido a tempestade Henri. Cerca de 49 mm foram acumulados entre as 22h e 23h local.

Além dos ventos, os grandes acumulados de chuvas provocados por Henri ocasionaram inundações em diversas áreas. Antes mesmo de tocar o continente, Henri já provocou grandes acumulados de chuva em Nova Iorque. No Central Park, na cidade de Nova Iorque, o recorde diário de chuva máxima foi quebrado no sábado, quando 113 mm de chuva caíram dentro de duas horas!

Um dos estados mais afetados pelas chuvas foi Nova Jérsei, que registrou acumulados de 200 mm na região central. Na cidade de Newark, 86 resgastes foram feitos na água em decorrência das enchentes.

A tempestade perdeu força à medida que seguia lentamente no interior do continente, sendo rebaixada para a categoria de depressão tropical na noite de domingo. Henri fez seu caminho até o estado de Nova Iorque e depois deu meia volta e seguiu para leste em direção ao oceano. Agora o sistema já retornou ao Atlântico, mas ainda atua na costa do estado de Massachusetts.

Chuvas deixam dezenas de mortos no Tennessee

Enquanto Henri atingia a costa, mais para o interior do continente, o estado do Tennessee foi castigado por inundações devastadoras. Chuvas intensas – não relacionadas a tempestade Henri -persistiram ao longo de quase todo o sábado (21) sobre a região central do estado, mas a Agência de Gerenciamento de Emergências do Tennessee disse que a maior parte da chuva ocorreu num período de seis horas. Isso fez com que fosse emitido um raro alerta de inundação repentina!

Uma das áreas mais atingidas foi Waverly, onde vivem 4.500 habitantes. Moradores da cidade relataram a Associated Press que foi impressionante a velocidade com que as inundações devastadoras vieram e se foram. A água chegou ao nível de 2 metros em alguns prédios, fazendo com que algumas pessoas se afogassem, não conseguindo sair a tempo. Diversas casas foram destruídas pelas águas, carros foram arrastados, as cenas registradas após as inundações são devastadoras.

Pelo menos 22 mortes foram relatadas, e mais de 50 pessoas continuam desaparecidas. Pelo menos 430 mm de chuva caíram na pequena cidade de McEwen, em menos de 24 horas no sábado, quebrando o recorde de acumulado diário de todo o estado.