Frio faz com que iguanas congeladas caiam das árvores na Flórida

Temperaturas próximas dos 0°C fazem os répteis despencarem das árvores. Alertas meteorológicos avisam que eles não estão mortos, apenas imobilizados pelo frio.

Frio faz com que iguanas congeladas caiam das árvores na Flórida
Frio imobiliza iguanas e faz com que caiam das árvores. Alertas meteorológicos avisam que eles não estão mortos, apenas imobilizados pelo frio. (imagem: Hans Deryk / Ralph Lucarella)

Conforme a temperatura cai nos termômetros da Flórida e atinge valores próximos dos 0°C, autoridades emitem alertas sobre a possibilidade de iguanas congeladas caírem das árvores. Embora pareça estranho, o fenômeno já é bastante conhecido na região.

Como as iguanas são répteis de sangue frio, temperaturas baixas fazem com que seu sangue se torne mais espesso e fique mais difícil de se movimentar. Algumas iguanas ficam mais lentas, outras completamente imobilizadas. Até mesmo iguanas completamente congeladas são relatadas em alguns bairros.

Elas estão presas no lugar, como o homem de lata. Não podem se mover. Sua respiração desacelera devagar e, em alguns casos, as iguanas caem das árvores. - Emily Maple, Palm Beach Zoo.

No entanto, as temperaturas baixas não causam a morte do réptil, apenas sua imobilização. Por isso, autoridades reforçam que a população não deve perturbar ou maltratar os animais enquanto eles estão neste estado imóvel.

Desta maneira, as iguanas tem uma espécie de mecanismo de proteção até que as temperaturas voltem a subir. Conforme o sol ascende do horizonte, o calor retorna e as iguanas voltam a se movimentar livremente pelo seu habitat.

De acordo com Steve Kavashansky, especialista em iguanas, elas estão se acostumando com o frio e dificilmente vão morrer, mesmo com temperaturas muito baixas. Além disso, os animais não possuem predadores naturais na Flórida.

As iguanas da Flórida são um problema ambiental?

Iguanas são conhecidas na Flórida por cavarem túneis muito longos e profundos que podem causar danos em construções e na infra-estrutura da cidade. Apesar disso, os répteis são inofensivos na maior parte do tempo e não costumam ser agressivos, nem atacar seres humanos.

Machos podem crescer até atingir cerca de 1,5 metro e pesar cerca de 9 quilos. Fêmeas põe cerca de 80 ovos por ano, e o clima quente do sul da Flórida é perfeito para iguanas se proliferarem.

Nativas da América Central e da América do Sul, as iguanas foram avistadas na Flórida pela primeira vez em 1960, e desde então sua população tem crescido vertiginosamente. Os números crescentes de Iguanas têm preocupado autoridades locais nos últimos anos, já que podem desequilibrar os ecossistemas locais.

Por isso, alguns anos atrás, comissões ambientais encorajaram residentes a matar iguanas em suas propriedades. Por outro lado, também é permitido aos habitantes manter iguanas como animais de estimação, e os répteis são protegidos pela lei anti-crueldade animal da legislação norte-americana. A questão está em aberto e levanta debates até hoje.