Formigas, as novas figuras do Halloween!

O Halloween, época do ano que se aproxima, está associado a vários tipos de mitos, lendas e monstros, mas pela primeira vez, este ano podemos associá-lo a um animal menos comum. Conheça mais sobre este assunto, conosco!

Formiga.
Uma imagem mais antiga e menos ampliada já permite compreender quão assustadora pode ser a face de uma formiga.

As histórias mais assustadoras, típicas das tradicionais festas de Halloween que se celebram no final do mês de outubro poderão ter, a partir de agora, uma nova personagem. A imagem ampliada de uma fotografia do rosto de uma simpática formiga faz lembrar algo saído de um filme de terror.

Em um concurso global que premeia a beleza microscópica, a foto da autoria do Dr. Eugenijus Kavaliauskas, da Lituânia, mostra o rosto aterrorizante de uma formiga, com olhos redondos e mandíbulas cerradas onde se destacam numerosos dentes afiados. Para obter uma imagem com esta nitidez foi necessário utilizar um microscópio ótico conjugado com a técnica de luz refletida e uma ampliação de cinco vezes o tamanho da fotografia.

Apesar de todo o trabalho envolvido e da imagem ter sido considerada marcante, não foi suficiente para ganhar o concurso em questão.

Este concurso vai na sua 48.º edição e é dinamizado por uma conhecida marca de máquinas fotográficas. Fotógrafos profissionais de mais 72 países contribuíram com mais de 1300 fotografias (apenas 89 foram admitidas a concurso), sendo que a imagem ampliada do rosto de uma formiga é uma das 57 fotografias destacadas como "imagens de distinção".

O autor da fotografia indicou que, de forma a conseguir uma foto mais do que banal, “capturou” uma formiga da floresta e posteriormente colocou o pequeno animal na lente de um microscópio, local onde decorreu uma extensa sessão fotográfica. Apesar de todo o trabalho envolvido e da imagem ter sido considerada marcante, não foi suficiente para ganhar o concurso em questão.

Vencedores deste concurso

O lugar mais alto do pódio, neste concurso, que consistia num prémio monetário de 3000 dólares, foi atribuído a dois investigadores do Departamento de Genética e Evolução da Universidade de Genebra, na Suíça. Esta fotografia mostrava uma das patas da frente de uma lagartixa gigante de Madagascar (Phelsuma grandis) em estado embrionário.

Para além de ser uma imagem bonita, é igualmente informativa pois mostra, através de várias cores, os nervos, os ossos, os tendões, os ligamentos, a pele e as células daquela espécie animal, ainda numa fase de crescimento.

Já o segundo prêmio foi para um investigador australiano, com uma “imagem do tecido mamário onde surgem células mioepiteliais contráteis envolvidas em alvéolos produtores de leite." Esta imagem também foi obtida com recurso a um microscópio, neste caso um confocal.

O último lugar do pódio foi atribuído a um grupo de investigadores da Universidade de Helsínquia, que apresentaram uma imagem da rede de vasos sanguíneos que está presente no intestino de um rato doméstico.

Apesar de a imagem do rosto assustador da formiga não constar do pódio desta competição, o facto de a termos conhecido pode marcar este e os próximos Halloween’s.