Flórida em alerta máximo para a chegada da Tempestade Tropical Nicole

O estado americano da Flórida está em alerta máximo devido à iminente chegada da Tempestade Tropical Nicole. O sistema ainda poderá chegar à categoria de furacão antes de tocar a terra, algo incomum para o mês de novembro.

Tempestade Tropical Nicole
Tempestade Tropical Nicole está próxima de tocar o continente norte-americano, na costa leste do estado da Flórida, nesta quarta-feira (09).

O estado da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos, se prepara para a chegada da Tempestade Tropical Nicole nas próximas horas, que poderá evoluir para a categoria de furacão antes de atingir o estado. Nicole atingirá o estado pouco mais de um mês após a devastadora passagem do Furacão Ian, que atingiu a Flórida como um furacão de categoria 4 com ventos máximos de 240 km/h, deixando cerca de 100 mortos.

Tempestade Tropical Nicole poderá atingir o leste da Flórida como furacão de categoria 1 nesta quarta-feira, com ventos de até 150 km/h, chuvas volumosas e condições marítimas perigosas.

Meteorologistas que acompanham a evolução de Nicole disseram que a tempestade tem se intensificado gradativamente à medida que se desloca para oeste sobre as águas do Atlântico ocidental, próximo a Bahamas, e que provavelmente atingirá a costa leste da Flórida como um furacão de categoria 1 entre a noite quarta e manhã de quinta-feira (10).

Alertas de furacão já estavam em vigor nesta terça para a parte central da costa leste da Flórida e o noroeste das Bahamas. Um alerta de tempestade tropical também foi emitido para a costa do Golfo da Flórida e também para a costa nordeste do estado, até mesmo em partes da Carolina do Sul.

O landfall - quando o furacão efetivamente toca o continente - de Nicole deverá ocorrer entre West Palm Beach e Melbourne. Ordens de evacuação obrigatória já estão programadas para entrar em vigor nesta quarta-feira nesta região, segundo autoridades. Importante destacar que o landfall de um furacão na Flórida durante o mês de novembro é considerado algo incomum!

Apesar de ainda não ter tocado o continente, Nicole já está afetando partes da Flórida e, principalmente, as Bahamas, por onde está passando nesta quarta. Muitos vídeos nas redes sociais já mostram os efeitos da aproximação da tempestade em praias da Flórida, com o tempo muito nublado, ventos fortes, pancadas de chuva e forte agitação marítima.

O mês de novembro é o último mês da temporada de furacões do Atlântico Norte, que termina oficialmente no dia 30 de novembro. A temporada deste ano registrou, até o momento, 14 tempestades nomeadas, com 7 delas chegando a categoria de furacão e 2 de furacão de categoria intensa (categoria 3, 4 ou 5).

Nicole obriga NASA a adiar lançamento de foguete à Lua

O lançamento da missão Artemis I da NASA, que enviará uma espaçonave não tripulada para uma missão teste ao redor da Lua, teve que ser adiada devido a chegada de Nicole. O foguete está em sua plataforma de lançamento no Kennedy Space Center, poucos quilômetros a norte de onde espera-se que o centro da tempestade toque o continente, o que significa que a região estará sobre a área de ventos fortes do sistema.

A NASA já havia adiado duas tentativas de lançamento, uma no final de agosto e outra em setembro. A 3ª tentativa estava marcada para o dia 14 de novembro, agora a agência anunciou que adiará para o dia 16 de novembro, para garantir condições seguras a seus funcionários e também ter tempo de realizar inspeções após a passagem da tempestade.