Florianópolis: chuvas, alagamentos, deslizamentos e mortes

As chuvas de moderada a forte intensidade ao longo de todo o domingo na capital catarinense, resultaram em alagamentos, inundações e em deslizamentos, que provocaram a queda de um muro e a morte de mãe e filho após a queda de um muro.

Boa parte do leste de Santa Catarina iniciou o domingo (24) sob uma condição chuvosa oscilando de fraca a moderada intensidade. No decorrer da manhã, houve o aumento da intensidade das chuvas, que se estenderam pelo período da tarde, na região de Florianópolis, resultando em alagamentos em vários pontos da capital, transbordamento de córregos, deslizamentos de terra e desabamentos.

Até o momento foram registradas cerca de 30 ocorrências, de acordo com a prefeitura. A situação mais grave foi a morte de uma mãe e filha por soterramento, após a queda de um muro de pedras sobre a residência. As imagens a seguir mostram o momento do trágico evento.

O prefeito Gean Loureiro (DEM) se manifestou nas redes sociais: “Lamento informar a morte de duas pessoas no Saco Grande por conta de deslizamentos de terra. Mãe e filha. Por favor, ao sinal de qualquer perigo, abandonem a residência, tempo abrigo e hotel. Por favor.”

As chuvas persistentes desde a última semana, vem proporcionando acumulados superiores a 250 mm na região e também em boa parte do leste de Santa Catarina. Essa condição contribui muito para eventos caóticos como os de hoje, onde as chuvas contribuíram para acumulados acima de 100 mm, segundo as estações do Inmet e dos pluviômetros do Cemaden.

A previsão é de que o tempo instável continue sobre o estado catarinense, com chuvas no meio-oeste, sul e na faixa leste entre Balneário Camboriú e o litoral sul, com eventos persistentes que podem ocorrer pontualmente com forte intensidade. Essa condição se mantém na segunda-feira (25). Importante se manter informado através das informações da Defesa Civil.