Chuva em lugar que nunca choveu antes? Groenlândia em alerta

O ponto mais alto da Groenlândia e que nunca havia registrado chuva antes fica a 3.216 metros de altitude. Especialistas alertam para mais um fenômeno resultado do aquecimento global.

Groenlandia
Groenlândia - enormes icebergs de diferentes formas no golfo. Estudo de um fenômeno de aquecimento global e descongelamento catastrófico de gelos.

Como pode chover em um lugar que nunca havia chovido antes? Isto aconteceu no ponto mais alto da Groenlândia na última quarta-feira (18).

O evento nunca antes registrado acendeu mais um alerta sobre o aquecimento global segundo cientistas do centro de Dados Nacional de Neve e Gelo dos Estados Unidos.

A camada de gelo está sendo aquecida de forma constante, e com isso já apresenta derretimento em ritmo crescente.

Indrani Das, glaciologista do Observatório Terrestre Lamont-Doherty da Universidade de Columbia relata que a precipitação registrada não é um bom sinal para um manto de gelo, e que a água no gelo é ruim, pois torna a camada congelada mais propensa a derreter.

Condições atmosféricas

A chuva aconteceu no ponto mais alto da Groenlândia, que fica a 3.216 metros de altitude. Mas se nunca havia chovido antes, quais eram as condições da atmosfera para que isso tenha ocorrido pela primeira vez na história?

degelo
Degelo na baía de Disko, na Groenlândia — Foto: Ian Joughin/Universidade de Washington

O aquecimento global existe e não é de hoje, suas causas e consequências são discutidas ao redor de todo o mundo há muito tempo. No entanto, as medidas de controle e especialmente de diminuição não estão sendo muito eficazes.

Para este evento em específico, as condições do clima foram ponto chave para um acontecimento histórico. A região registrou derretimento de gelo durante três dias consecutivos.

Segundo especialistas, a área derretida na superfície de gelo passou de 870 mil quilômetros quadrados no sábado (14) e continuou aumentando nos dias seguintes.

Derretimento
Água da camada de gelo escoando para o oceano. DIVULGAÇÃO/SATÉLITE DA GROENLÂNDIA/REUTERS - 29.7.2021

Inclusive, comparada a média para um mês de agosto, no domingo (15), a área de gelo perdida foi considerada sete vezes maior do que o normal.

No dia da precipitação, quarta-feira (18), as temperaturas ficaram acima de zero grau Celsius em um período de nove horas, o que é considerado totalmente fora do normal para a localidade, eis que choveu em um lugar que nunca havia chovido antes.

O que acontece com o gelo derretido

Uma vez que a camada de gelo derrete, a água escoa para o oceano fazendo com o que nível do mar suba.

NASA afirma que inundações aumentarão até a década de 2030, e que isso está ligado às prováveis consequências do aquecimento global. Com o aumento das marés, a oscilação na órbita da Lua deve provocar mais inundações.

Inundações
O conceito de uma cidade sendo recuperada pelo mar devido ao aumento do nível do mar e ao aquecimento global.

O derretimento da camada de gelo da Groenlândia já causou cerca de 25% do aumento do nível do mar em todo o globo nas últimas décadas, aliás, vale ressaltar que a camada congelada é a segunda maior do mundo depois da Antártica.

Cientistas afirmam que o degelo faz com o que os oceanos subam em torno de um milímetro em média dentro do período de um ano. Inclusive, em julho de 2021, o gelo marinho polar atingiu sua menor extensão nos últimos 40 anos.