Fim de semana de tempo severo nos Estados Unidos e mortes

Um surto de tempo severo deixou pelo menos 7 pessoas mortas e muita destruição em vários Estados. As tempestades severas ocorreram entre à noite da sexta-feira e o sábado, motivadas por uma descida pronunciada da corrente de jato em direção ao sul.

Tempestades provocam mortes nos Estados Unidos.
Casa destruída por tempestade severa na Louisiana no sábado. Fonte: The Mercury News

Entre a noite de sexta-feira e ontem, um surto de mau tempo se desenvolveu na parte sul dos Estados Unidos e deixou pelo menos 7 pessoas mortas até o momento do preparo deste artigo e muitas casas destruídas. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do Alabama, três destas mortes aconteceram após um tornado atingir o condado de Pickens, sendo duas reportadas na cidade de Carrollton e a outra em uma região próxima.

No Estado da Louisiana, mais duas mortes foram noticiadas em decorrência de tempestades perto da cidade de Haughton no fim da sexta-feira, quando um tornado de intensidade EF2 atingiu áreas residenciais. Durante a madrugada do sábado, um idoso faleceu quando uma árvore caiu sobre sua casa em Oil City, na Louisiana. Ainda no sábado, a sétima morte ocorreu também em decorrência de queda de árvore sobre uma casa.

As tempestades deixaram mais de 208 mil clientes do Estado do Texas ao Kentucky sem energia elétrica. Carros, casas, estruturas e a rede elétrica de muitas cidades foram danificadas. Algumas rodovias firam bloqueadas por escombros. De acordo com a NOAA, só na sexta-feira (10), houve um total de 243 reportes de tempo severo, dos quais 5 foram tornados, 204 ocorrências de ventos fortes e 34 eventos de granizo distribuídos principalmente entre o Texas, Oklahoma, Missouri, Arkansas, Louisiana e Mississippi.

No entanto, ontem (11), mais 5 eventos tornádicos e 176 ocorrências de ventos prejudiciais foram noticiadas até o meio da tarde, sobretudo entre o Alabama, Mississippi, Tennessee e Kentucky. Neste domingo, o sistema de tempestade se dirige para o leste do país, porem mais enfraquecido.

Configuração tempestuosa

As fortes tempestades que atingiram áreas do sul do sul dos Estados Unidos tiveram grande energia devido ao ambiente que se formaram. A motivação principal foi uma forte perturbação de nível superior responsável por direcionar a corrente de jato muito para o sul. Consequentemente, o ar frio e seco vindo de norte encontrou o ar quente e úmido do Golfo do México ao longo de um sistema frontal.

No entanto, o calor e a umidade transportada para norte pelos ventos de sul estavam elevados para os padrões de janeiro, o que garantiu o suprimento das tempestades severas. Outro aspecto relevante para o este surto de mau tempo foi o cisalhamento do vento (mudança da direção e/ou velocidade do vento com a altura).

O mesmo sistema de tempestade que gerou tempo severo no sul, também favoreceu queda de neve em partes do norte e inundações em áreas do nordeste americano.