Evento natural raro: 90 mil tartarugas nascem no Brasil!

Milhares de tartarugas marinhas emergiram de uma praia no Brasil, marcando o início de um evento natural mágico. Já faz muito tempo que a natureza concedeu um espetáculo tão majestoso na região do rio Purus com um tsunami de filhotes de tartarugas.

Tartarugas marinhas
Tartarugas deixam o seu ninho, momentos após eclodirem, em direção a uma massa de água.

Em um famoso afluente do Amazonas conhecido como Rio Purus, a área natural perdeu seu encanto. Mais de 90.000 filhotes de tartarugas de rio sul-americanas eclodiram de seus ninhos para marcar um fenômeno muito especial na Reserva Biológica de Abufari.

O período de incubação é sempre uma fase de grande expectativa. É o resultado final de todo um esforço de conservação de tantos. Começamos o monitoramento antes do período de nidificação, cerca de três a quatro meses antes, indica Camila Ferrara, especialista em tartarugas da WCS Brasil.

Sem dúvida, o resultado do monitoramento rendeu frutos extravagantes, já que os cientistas puderam testemunhar o nascimento de 71.000 jovens no primeiro dia e cerca de 21.000 nos dias seguintes. Este surto massivo é a recompensa do trabalho de conservação imparável, além de um empurrão mágico da natureza. A incubação em massa é uma estratégia de sobrevivência importante para os bebês tartarugas. Também é um evento raro, pois ocorre em poucos lugares do mundo e com poucas outras espécies.

O futuro das tartarugas brasileiras

No entanto, deve-se considerar que nem todos os integrantes desse massivo tsunami de tartarugas marinhas no Brasil sobreviverão. De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), os filhotes enfrentam todos os tipos de predadores e obstáculos no caminho para o mar e dentro dele.

Estima-se que entre uma em 1.000 e uma em 10.000 tartarugas marinhas sobrevivam e atinjam a idade adulta. Considerando este panorama difícil, grupos conservacionistas estudam enormes populações de bezerros para ajudar a melhorar a proteção das espécies e garantir que pelo menos os humanos não estejam envolvidos neste ciclo natural.

Segundo a Wildlife Conservation Society (WCS) do Brasil, a Amazônia é um dos habitats naturais mais ameaçados do planeta. As principais ameaças estão relacionadas com a deflorestação, com a construção de barragens e de estradas e com as explorações mineiras. O crescimento desordenado das áreas urbanas cria pressão nos recursos naturais, nomeadamente nos recursos hídricos do Rio Amazonas. Nesta área é cada vez mais comum o comércio ilegal de peixes, de tartarugas e de carnes de espécies exóticas.

É possível que à primeira vista pareçam animais indefesos e acredita-se que seu desenvolvimento não afeta de forma alguma a vida humana. No entanto, as tartarugas gigantes da América do sul fornecem importantes serviços ambientais. Entre algumas de suas contribuições para o planeta está a contribuição para o fluxo de energia, o ciclo dos nutrientes, a coleta e a dinâmica do solo, entre outras contribuições possivelmente ainda desconhecidas.