Erupção do Monte Semeru: pânico, morte e feridos na Indonésia

O vulcão Monte Semeru entrou em erupção provocando pânico e imagens impressionantes de uma gigantesca coluna de fumaça e cinzas. Confira as últimas informações e o compilados das primeiras imagens.

O Monte Semeru, um vulcão na província de Java Oriental na Indonésia, entrou em erupção neste sábado (04), expelindo uma gigantesca coluna de fumaça e cinzas. Milhares de pessoas em pânico tiveram que ser deslocadas da região de forma repentina.

A erupção provocou, até o momento, pelo menos uma morte e 41 feridos, segundo o vice-chefe do distrito de Lumajang, Indah Masdar, em uma coletiva de imprensa em Jacarta. Dois subdistritos de Java Oriental foram gravemente afetados pela erupção do vulcão.

A presença de cinzas vulcânicas e o cheiro de enxofre passaram a ser evidentes por volta das 15 horas, hora local (5 horas da manhã aqui no Brasil), informou o Posto de Observação do Vulcão Monte Semeru. Acrescentou que as nuvens de cinzas quentes estavam se deslocando em direção a uma aldeia, Sapitarang, no distrito de Pronojiwo.

youtube video id=bRsKr28B1B8

As imagens mostram a imponência assustadora da nuvem de fumaça e cinzas que atingiu 15 mil metros de altitude e chegou a bloquear a luz solar, transformando o dia em noite.

A Indonésia fica entre duas placas continentais no que é conhecido como Anel de Fogo, uma faixa ao redor da bacia do Oceano Pacífico que leva a altos níveis de atividade tectônica e vulcânica. O Monte Semeru é um vulcão ativo e a mais alta montanha da Indonésia.