Erosão costeira é um processo difícil de ser detido. Como lidar com isso?

As incertezas acerca da complexidade dos sistemas costeiros é um desafio enfrentado pelas autoridades e moradores locais, que merecem viver de forma segura e confiante. Saiba mais sobre o processo acelerado de erosão costeira que a Inglaterra vivencia desde os anos 2000.

Intensificação do processo erosivo
Erosão costeira das falésias em Skipsea, Yorkshire, Inglaterra.

A Inglaterra, principalmente Norfolk e Yorkshire, tem algumas das costas de erosão mais rápidas da Europa. Em 1953 uma forte tempestade destruiu parte da costa leste da Inglaterra, fazendo com que investimentos em estruturas projetadas para proteger o litoral da erosão fossem implementados, tais como: espigões de madeira e paredões de concreto.

No entanto, tais medidas fizeram com que os moradores locais se sentissem tranquilos em permanecer em áreas consideradas arriscadas, sendo assim, novas casas foram construídas entre as dunas de areia e nos topos de falésias arenosas.

Historicamente, a costa leste (e outras partes) da Inglaterra sempre estiveram sujeitas a recuo, mesmo com grandes esforços para tentar manter o litoral no lugar. A principal prova disso são as inúmeras aldeias perdidas no Mar do Norte.

O Comitê sobre Mudanças Climáticas do governo do Reino Unido acredita que aproximadamente 9000 propriedades estão localizadas em regiões da Inglaterra que até 2025 serão perdidas pela erosão costeira, à medida que mais terras agrícolas, estradas e edifícios entram na zona de perigo.

Intensificação do processo erosivo
Estruturas marítimas não conseguem manter o litoral unido para sempre. Imagem: Sophie Day.

Os cientistas visam entender como as marés, as ondas, as tempestades e os ventos moldam as costas, evidenciando que não é possível retardar a erosão costeira.

Além disso, eles alertam - grosseiramente - que a erosão costeira será fortemente agravada pelo aumento do nível do mar e outras graves consequências das mudanças climáticas, tais como tempo úmido prolongado e tempestades extremas, uma vez que os solos encharcados aumentam as chances de colapso das falésias arenosas.

O que fazer em áreas onde a erosão costeira está acelerada?

No início dos anos 2000, a rápida erosão da praia e das falésias em Happisburgh, no norte de Norfolk, fez com que as casas nesta vila fossem demolidas à medida que o litoral recuava, visando evitar um colapso mais perigoso. Já se passaram mais de 20 anos e ainda não existem políticas governamentais para ajudar na adaptação dessas pessoas.

É inevitável que, em algum momento, as comunidades tenham que se afastar da costa - disse o executivo-chefe da Agência Ambiental do Reino Unido.

O processo é lento, mas algumas coisas estão mudando… Uma rede de apoio composta por acadêmicos, autoridades locais, comunidades costeiras e políticos estão empenhados para defender o que é necessário para lidar e se preparar para a erosão costeira na Inglaterra e no País de Gales.

Propostas de adaptação

Casas e estradas que unem algumas comunidades costeiras precisarão ser rapidamente realocadas para o interior: o que é uma tarefa cara e difícil, mas extremamente necessária e urgente!

Deixar que o desespero caracterize a vida das comunidades costeiras é injusto e insustentável; por essa razão, um novo impulso de financiamento do governo está testando novas ideias para que nenhuma comunidade costeira se sinta desamparada.

A erosão costeira não pode ser detida, mas é necessário aprender a conviver com ela.

Essa proposta enfatiza como as comunidades podem se distanciar de áreas de risco mantendo casas, utilidades e serviços; além de preservar o patrimônio local, a cultura e o caráter único de cada lugar, garantindo que esses projetos se traduzam em políticas e financiamento nacionais robustos.