Eclipse solar total 2019: como será e onde será visto?

Hoje partes da América do Sul presenciarão o eclipse total do sol! O eclipse total poderá ser visto somente no Chile e na Argentina, enquanto no Brasil algumas áreas presenciaram o eclipse de forma parcial no final da tarde.

Imagem do último eclipse total do sol ocorrido em 21 de agosto de 2017 e observado nos EUA. Fonte: NASA.

Hoje cientistas do mundo todo aguardam ansiosamente pelo evento astronômico do ano, o único eclipse total do Sol observável de 2019! O que torna esse evento ainda mais especial é que dessa vez ele será observado na América do Sul!

Durante a tarde de hoje o Sol será completamente coberto pela Lua em uma trajetória de oeste para leste que cobre partes do Chile e Argentina. Primeiro passará pelas regiões do Atacama e Coquimbo, no Chile, por volta das 16h38 (hora local) e depois pelas províncias Argentinas de San Juan, La Rioja, San Luis, Córdoba, Santa Fe e norte de Buenos Aires a partir das 17h40 (hora local) e depois seguirá para o Oceano Atlântico.

No Brasil o eclipse poderá ser visto de forma parcial, ou seja, com a Lua cobrindo somente uma parte do Sol, em estados das regiões Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Norte (com exceção do extremo norte), mas na Região Sul o eclipse será maior, com mais da metade do Sol sendo encoberto pela Lua, nas demais regiões a Lua cobrirá menos da metade do Sol. Em Porto Alegre o auge do eclipse parcial ocorrerá as 17h50, em São Paulo será por volta das 17h54, assim como no Rio de Janeiro, Campo Grande e Curitiba, em Belo Horizonte e Cuiabá o auge será às 17h56.

Esse eclipse será especial para a ciência pois ele passará pela região do Chile que concentra alguns dos maiores e mais avançados telescópios do mundo! No interior da região de Coquimbo, as margens do deserto do Atacama, está localizado o Observatório de La Silla, que possui 10 telescópios sofisticados mantidos pelo Observatório Europeu do Sul (ESO).

Outra coincidência torna esse eclipse ainda mais especial, nesse ano comemora-se os 100 anos do histórico eclipse solar de 1919! O eclipse de 29 de maio de 1919 foi um dos mais importantes da história, pois através dele foi possível comprovar a teoria da Relatividade Geral proposta por Albert Einstein. As fotos tiradas antes e depois do eclipse que ajudaram a provar essa teoria foram feitas na cidade de Sobral, no Ceará. No eclipse de amanhã os cientistas do La Silla pretendem realizar o mesmo experimento feito em 1919!

Os eclipses totais do Sol são relativamente raros, isso porque a cada ano é possível observar pelo menos um em algum ponto do planeta, mas a situação muda quando analisamos a relação inversa, ou seja, a frequência de ocorrência de eclipses totais do Sol em determinado ponto do planeta. Isso quer dizer que os eclipses ocorrem de ano em ano, mas em locais diferentes do planeta, podem-se passar mais de 300 anos para que um eclipse total do Sol ocorra novamente em determinado lugar da Terra.

O próximo eclipse total do Sol está previsto para o dia 14 de dezembro de 2020, e passará novamente entre o Chile e Argentina, porém mais ao sul de ambos os países! No caso do Brasil teremos que esperar mais alguns anos, já que o próximo eclipse total está previsto para 2045 entre a costa da região Norte e norte da Região Nordeste do país. Mas até lá presenciaremos outros eventos astronômicos fascinantes!