É descoberta uma nova espécie de dinossauro marinho!

Os principais predadores são fascinantes por serem animais grandes e poderosos. Mas, seu tamanho e posição no topo da cadeia alimentar também os tornam vulneráveis, devido à quantidade disponível de alimentos. Isso significa que os principais predadores são raros. Conheça uma descoberta recente feita entre eles!

Dinossauro
Fóssil de nova espécie de mosassauro descoberta no Marrocos. Fonte: phys.org

Os “monstros marinhos”, conhecidos como mosassauros, existiam há cerca de 66 milhões de anos. Esses enormes lagartos marinhos, que viveram na mesma época dos últimos dinossauros, chegavam até 12 metros de comprimento e eram conhecidos como dragão de nadadeira e cauda de tubarão.

Os mosassauros constituíam uma fração das milhares de espécies que viviam nos oceanos; e, o fato de os predadores serem diversos implica que os níveis mais baixos da cadeia alimentar também eram diversificados.

O ecossistema marinho não estava em declínio antes da colisão do asteroide com a Terra.

A extinção dos mosassauros (e outros animais) foi resultado imprevisível de uma catástrofe repentina, quando o asteroide Chicxulub, de 10 quilômetros de largura, atingiu a Terra. Os mosassauros eram bastante diversos e recentemente foi descoberta uma nova espécie, conhecida como Thalassititan atrox. Essa nova espécie foi desenterrada na bacia de Oulad Abdoun, na província de Khouribga, a uma hora de Casablanca, no Marrocos.

Dinossauros
Proporções do tamanho de um Thalassititan atrox, que foi considerado o animal mais mortífero do mar. Fonte: phys.org

Essa era apenas uma das doze espécies de mosassauros que viviam nas águas do Marrocos. A maioria tinha mandíbulas longas e dentes pequenos, mas o Thalassititan apresentava características bem diferentes. A parte de trás do seu crânio era larga para prender os grandes músculos da mandíbula, dando-lhe uma mordida poderosa.

Dinossauros
A anatomia nos diz que este mosassauro foi adaptado para atacar e dilacerar grandes animais. Fonte: phys.org

Os desgastes presentes nos dentes maciços e cônicos sugerem que o Thalassititan danificou seus dentes ao morder ossos de répteis marinhos; desgaste este que não é encontrado em mosassauros que comem apenas peixes. São suposições, é claro, que se intensificam com o fato de que no mesmo local também foi encontrado o que parece ser restos fossilizados de suas possíveis vítimas.

A evolução dos mosassauros pode ter começado com uma catástrofe

Curiosamente, a evolução dos mosassauros, que se tornaram os principais predadores dos mares, coincidiu com a evolução do grande tiranossauro rex em terra. Tanto os mosassauros quanto os tiranossauros evoluíram se diversificando e tornaram-se os maiores, ao mesmo tempo, cerca de 90 milhões de anos atrás.

A primeira extinção dos dinossauros começou com o aquecimento global extremo, impulsionado por vulcões que liberavam gás carbônico na atmosfera. Com nichos de predadores vagos, tiranossauros e mosassauros se mudaram para o nicho de predadores superior.

Embora, no fim, eles tenham sido exterminados por uma extinção em massa, ambos só evoluíram em primeiro lugar devido a uma extinção que eliminou alguns outros predadores, fazendo com que o ciclo recomeçasse.