Dezenas de pessoas foram mortas por raios na Índia nesta semana

A temporada de monções deste ano já causou muitos prejuízos e mortes na Índia e algumas partes do Oriente Médio. Só nesta semana, cerca de 70 pessoas morreram na Índia pelos raios associados a essas tempestades!

raios monções
Os raios associados às chuvas de monções foram responsáveis por dezenas de mortes na Índia nesta semana.

Infelizmente, por mais um ano seguido, as chuvas de monções têm sido fatais em diversos países sul asiáticos. Centenas de pessoas morreram principalmente devido às inundações e deslizamentos de terra provocados pelas chuvas extremamente volumosas dessa época do ano, como ocorreu na Índia e Bangladesh em junho.

Cerca de 750 pessoas foram mortas por raios na Índia desde abril deste ano. Quase 70 morreram nesta semana!

Além das fatalidades causadas pelos altos acumulados de chuva, muitas pessoas também têm sido vítimas de raios! As chuvas monçônicas ocorrem em forma de tempestades diárias, muitas vezes intensas e com uma alta atividade elétrica, representando grande perigo para qualquer pessoa, principalmente ao ar livre.

Na Índia, cerca de 70 pessoas foram mortas por raios somente nesta semana! No estado de Uttar Pradesh, no norte do país, 49 mortes foram atribuídas à queda de raios nesta semana. De acordo com as autoridades locais, sete dessas mortes ocorreram na terça-feira (26), quando um grupo de pessoas procurou abrigo sob árvores durante uma tempestade, sendo atingidos e mortos instantaneamente por um raio. No estado de Bihar, no leste do país, foram 20 mortes atribuídas a raios entre terça e quarta-feira (27).

De acordo com o Departamento Meteorológico da Índia, o aumento da frequência de tempestades com raios neste ano está associada com o aumento nos níveis de poluição. “A alta temperatura do solo leva à evaporação dos corpos d'água que adicionam umidade à atmosfera. A presença de aerossóis devido à poluição do ar cria condições favoráveis para as nuvens de trovoada desencadearem a atividade dos raios”, explicou J. P. Gupta, do DMI, à Associated Press (AP).

Todos os anos cerca de 2 mil a 2,5 mil pessoas morrem por raios na Índia, mais de 96% dessas mortes ocorrem em áreas rurais, onde as pessoas trabalham ao ar livre e ficam desprotegidas. Estudos já mostram que o número de descargas elétricas no país tem aumentado acentuadamente nos últimos anos.

De acordo com um estudo feito pela organização Climate Resilient Observing Systems Promotion Council, a Índia registrou mais de 18 milhões de raios entre abril de 2020 e março de 2021, o que representa um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Monções também têm causado prejuízos no Oriente Médio

Os impactos das chuvas de monções não tem se restringido a Índia, partes do Oriente Médio também receberam chuvas torrenciais ao longo dessa semana. Na maior cidade do Paquistão, Karachi, choveu o esperado para o verão inteiro em apenas 24 horas!

No Irã, chuvas fortes provocaram deslizamentos de terra que deixaram 4 mortos e 9 feridos na capital Teerã, nessa quinta-feira (28) . Até essa sexta (29), outras 14 mortes haviam sido confirmadas em duas províncias do país em decorrência das inundações provocadas pelo excesso de chuvas.