Destrutivo ciclone tropical atingirá o noroeste da Austrália

Um ciclone tropical muito intenso, que levará o nome de Ilsa, afetará o noroeste da Austrália quando atingir a categoria 3 ou 4 antes de atingir a costa. Toda a região está sob aviso de evacuação. Em seguida, afetará as áreas desérticas do país.

Austrália ilsa
Espera-se que seja a mais forte tempestade deste tipo em uma década para aquela região, com chuvas acumuladas acima de 200 milímetros.

Uma baixa tropical está localizada na costa da Austrália ocidental, no noroeste do país, e está prestes a atingir a força de ciclone. Os modelos de previsão coincidem em indicar que poderá atingir a categoria 3, até quinta-feira, 13 de abril, com vento sustentado acima dos 176 km/h mas com rajadas que poderão ultrapassar os 200 km/h. Tudo indica que estão diante de um fenômeno de grande desenvolvimento.

Segundo indicou o 9News, os meteorologistas alertam os moradores para se prepararem para um "impacto significativo" de um tempo iminente "muito destrutivo". Moradores de uma ampla faixa do norte do estado foram avisados de que o sistema, movendo-se para o sudoeste em direção à costa de Kimberley, trará fortes chuvas e rajadas de até 200 km/h.

Espera-se que seja a mais forte tempestade deste tipo em uma década para aquela região com chuvas acumuladas acima de 200 milímetros. De acordo com a última previsão do Australian Bureau of Meteorology, a baixa é quase oficialmente um ciclone, atualmente sendo descrito como 18S. Espera-se que ganhe força à medida que se move para o sudoeste na quarta-feira, paralelamente à costa de Kimberley, quando se torna um forte ciclone tropical.

O mais forte em décadas

Segundo informações oficiais, os habitantes da área entre Cape Leveque e Broome, uma faixa de 600 km de costa, estão expostos a intempéries com alto poder destrutivo. O sistema receberá o nome de Ciclone Ilsa quando atingir a categoria 1, estando agora a pouco mais de 400 quilómetros a norte de Broome, uma zona de praias e destino turístico com cerca de 15 mil habitantes permanentes.

A partir de hoje, terça-feira, dia 11, dirige-se para sudoeste a 13 km/h. Essa direção mudará na quinta-feira, quando virar para sudeste e passar pela costa. A sua atividade será sentida até ao centro da Austrália com chuvas significativas em alguns setores desérticos do país. Todd Smith, do Bureau of Meteorology, disse que 80 Mile Beach, um local de férias entre Port Hedland e Broome, é o local mais provável para tocar a terra.

No entanto, nas próximas 48 horas antes que toque a terra, seu curso pode ser ajustado de acordo com as últimas informações coletadas. A temperatura do mar naquela zona costeira da Austrália mantém-se ainda elevada no outono, depois do aquecimento acumulado durante o verão.

Sob aviso de evacuação

Todos os modelos de previsão concordam que há uma grande chance de que este ciclone atinja uma intensidade de ciclone severa antes de cruzar a costa. Smith disse ao 9News que "qualquer área onde o sistema cruze a costa experimentará ventos muito destrutivos, superiores a 200 km/h". Danos massivos a árvores, vegetação, edifícios e infraestrutura são esperados. Carros e demais veículos também podem ser levados pelo vento, ao qual a maré se somará.

Marés e ondas serão mais altas do que o normal e inundações repentinas são possíveis devido a chuvas fortes. ""As áreas costeiras não são um bom lugar para se estar", alertou Smith. Dentro do país os efeitos também podem ser importantes, como na região de Pilbara. A inundação do importante rio DeGray não está descartada, e a vital Great Northern Highway pode ser afetada.

Toda a região está sob alerta de evacuação, especialmente ao sul de Broome, onde as autoridades alertaram a população para se preparar para o evento extremo. De fato, já passou uma década desde que um ciclone de categoria 3 atingiu o noroeste do país, e a maioria da população nunca experimentou um ciclone de categoria 4. As estradas vão permanecer fechadas durante pelo menos 2 dias.