De que forma o ChatGPT pode ajudar no nosso conhecimento sobre clima?

Na tentativa de entender a forma como o ChatGPT está afetando as nossas vidas e compreende todos os fenômenos que nos rodeiam, fomos pedir que nos explicasse alguns conceitos de climatologia e meteorologia. Saiba mais aqui!

ChatGPT; clima; meteorologia
O ChatGPT é uma plataforma com respostas rápidas e simples para todas as dúvidas de quem usa a Internet.

O ChatGPT está a contribuir para a afirmação de uma nova era da informação, assente na inteligência artificial (IA). Pela primeira vez, é possível ao utilizador manter conversas semelhantes às que mantém com outro Ser Humano, mas com um computador. E o principal problema disto tudo, é que este sabe tudo (ou quase tudo)!

É inegável que os avanços na investigação em IA têm contribuído para a aproximação da máquina (computador) àquilo a que nós humanos tentamos chegar por via do estudo e de investigações que desenvolvemos.

Este novo tipo de mecanismo foi concebido pela OpenAI, uma empresa de investigação e implantação de inteligência artificial. De acordo com a empresa, a sua principal missão ao criar esta aplicação passa por garantir que a inteligência artificial pode beneficiar toda a Humanidade.

Depois do surgimento da Internet, esta é talvez das maiores descobertas das últimas décadas. Agora o utilizador é capaz de estabelecer conversas mais ágeis e rápidas que responderão de forma eficaz a muitas dúvidas, muito mais rápidas do que a pesquisa num livro ou no próprio motor de busca do Google.

Se a OpenAI já tinha conquistado o mundo com o seu projeto DALL-E, agora com a conversação em formato textual para a IA, atingiu o apogeu, conseguindo chegar em poucos dias a todas as partes do mundo e a vários segmentos de público-alvo.

Quais são os novos desafios do ensino pós-ChatGPT?

Nos últimos dias, têm surgido inúmeras notícias que começam a colocar em causa o papel unilateral da sala de aula e de nós – enquanto professores universitários – na criação de conhecimento e no processo de aprendizagem. Mas, como não podia deixar de ser, quisemos testar as habilidades da IA e decidimos ir procurar respostas a algumas dúvidas climático-meteorológicas.

A primeira pergunta que fizemos foi para perceber se a IA sabe a diferença entre meteorologia e clima. Veja lá o que nos respondeu:

ChatGPT; climatologia; meteorologia
A primeira pergunta foi para perceber se a IA sabe a diferença entre meteorologia e clima.

Em um tom coloquial, o ChatGPT procurou definir climatologia e meteorologia. Além de se referir diretamente às matérias, ainda nos introduziu uma abordagem sobre as mudanças climáticas e os impactos na sociedade e no ambiente.

De qualquer forma, quisemos saber um pouco mais e perguntamos também se sabia a diferenciação entre centros de altas e baixas pressões. Espantoso seria, se não soubesse responder à questão. E, então, eis a sua resposta:

ChatGPT; climatologia; meteorologia
A segunda pergunta incidiu sobre se sabia distinguir entre centros de altas e baixas pressões.

A IA conseguiu responder a praticamente todas as nossas dúvidas. Decidimos, então, colocar novamente uma questão e aumentar o grau de exigência. Na área do Mediterrâneo existe uma teleconexão regional, que apenas se define no quadro sinótico da Bacia do Mediterrâneo e áreas envolventes. Procuramos, então, perceber se o computador sabe do que se trata a Oscilação do Mediterrâneo Ocidental (WeMO). A sua resposta foi a seguinte:

ChatGPT; climatologia; meteorologia
A terceira pergunta foi ligeiramente mais exigente, na qual se procurou saber se a IA sabia o que era a Oscilação do Mediterrâneo Ocidental.

Embora não defina com toda a precisão o que se trata WeMO, o fato é que responde a qualquer leigo de forma eficaz. Para aqueles que necessitam de perceber com maior rigor o que se trata efetivamente, o Índice de Oscilação do Mediterrâneo Ocidental (WeMOi) é, então, definido como a diferença de pressões normalizadas entre CádisSan Fernando e Pádua.

Este padrão de variação de baixa frequência apresenta uma correlação negativa com a precipitação durante os meses de inverno em Múrcia, Alicante e Valência, melhor do que aquela que se encontra na Oscilação do Atlântico Norte (NAO).

Para terminar a análise, perguntamos quem foram os autores do WeMOi, ao qual nos respondeu o seguinte:

ChatGPT; climatologia; meteorologia
A quarta pergunta incidiu sobre quem criou este índice, mas não obteve a resposta pretendida.

Sabendo que não se trata de um índice criado em 1997, na Universidade de East Anglia (Reino Unido), confrontamos a IA com o país de origem (Espanha). Apesar de tudo, a resposta não foi a pretendida.

ChatGPT; climatologia; meteorologia
Com a resposta à quinta pergunta, é possível perceber que a IA não só ainda tem algumas arestas por limar, como também não servirá como substituição da mente humana, mas como um apoio.

De fato, o WeMOi foi publicado num artigo da International Journal of Climatology, em 2006, por Javier Martín-Vide e Joan-Albert Lopez-Bustins, onde se propôs este novo índice baseado num padrão de teleconexão que melhor correspondia às caraterísticas do Mediterrâneo Ocidental.

Por estas razões, é importante referir que a inteligência humana não pode – nem deve – ser substituída. A máquina pode apoiar eventuais pesquisas, mas nunca ser objeto para validação ou para eventuais decisões sobre teorias ou críticas realizadas.

Inteligência artificial já está sendo usada na meteorologia

Embora a IA esteja já a ser utilizada em diversas tarefas de investigação ou de prospetiva, o papel do ser humano continua a ser muito relevante. Aqui fica provado que as falhas são ainda significativas e o ser humano tem a capacidade de discernir a validade do conhecimento que resulta da máquina.

De qualquer modo, enquanto o ChatGPT continua a aprimorar as suas habilidades de conversação, o National Center for Atmospheric Research - NCAR, no Colorado (Estados Unidos) já desenvolveu uma ferramenta de previsão climática que usa a inteligência artificial, treinada a partir de 500 previsões anteriores de um modelo de alta resolução, sendo posteriormente combinada com as condições reais.