Copa FIFA 2022: Catar campeão mundial! (em emissões de CO2 per capita)

Vamos olhar a Copa do Mundo por outro lado: pelo lado das responsabilidades desta crise climática e pelo lado da sustentabilidade. Um campeonato disputado, com vencedores e perdedores inesperados.

futebol sustentável
Suponha que a Copa do Mundo seja definida com base nas responsabilidades que as nações participantes têm, nessa crise climática...

Eventos esportivos de nível mundial, como os Jogos Olímpicos ou as Copas do Mundo da FIFA, nos mergulham a cada quatro anos em diferentes geografias e culturas, sendo uma excelente oportunidade para conhecer os costumes do país anfitrião, idiomas, história, curiosidades e muito mais.

Nesta ocasião e pelas inúmeras polêmicas que a organização desta taça, anunciada como a primeira a ser neutra em emissões de carbono, levou-me a pensar como seriam os resultados se as seleções nacionais, em vez de representarem um esporte como o futebol, representassem suas emissões poluentes, ou o compromisso com a sustentabilidade. Os resultados são interessantes e, em alguns casos, surpreendentes.

As confederações com maior responsabilidade na crise climática

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) é a instituição que coordena e controla as federações de futebol em todo o planeta, além de organizar, entre outros, a Copa do Mundo de Futebol. A FIFA reúne 211 associações ou federações de futebol de diferentes países.

Como regra geral, só pode haver um afiliado por país, embora haja algumas exceções como as nações britânicas, que são formadas pelas quatro associações de futebol da Irlanda do Norte, País de Gales, Escócia e Inglaterra, já que o futebol moderno surgiu em o Reino Unido. É por isso que no Qatar 2022 Inglaterra e País de Gales competem separadamente.

A FIFA, por sua vez, é dividida em seis regiões ou confederações globalmente.

confederações da fifa
A FIFA reúne 211 associações ou federações de futebol de diferentes países, agrupadas em seis confederações.

Para o Mundial do Qatar 2022 e considerando as confederações que representa, a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), que reúne 55 associações nacionais, contribuiu com 13 seleções para a prova. Pertencem à Confederação Africana de Futebol (CAF) 54 associações nacionais de futebol, que tiveram uma quota de 5 equipas para este Mundial. A Confederação Asiática de Futebol (AFC) conta com 47 federações nacionais representadas, com 5 vagas para este torneio.

Por sua vez, a Confederação de Futebol da América do Norte, América Central e Caribe (CONCACAF), representa 41 associações nacionais e contribuiu com 4 seleções. A Confederação de Futebol da Oceania (OFC) é a próxima em número de associações nacionais, com 11, e contribuiu com apenas uma vaga para esta copa. A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) é a menor das confederações, representando apenas 10 associações nacionais de futebol, mas contribuiu com 4 times, a maior proporção pelo número de associados.

Ranking de emissões por cada confederação membro da FIFA
Ranking de emissões totais de CO2 para cada confederação membro da FIFA, com base nas equipes participantes da Copa do Mundo Qatar 2022.

Assim, e com base nas emissões das seleções de cada confederação que participam desta Copa do Mundo de 2022, este é o ranking das confederações mais poluentes (em toneladas de emissões de CO2 per capita).

  1. Confederação Asiática de Futebol (AFC): 16,0 (5 times)
  2. Confederação de Futebol da Oceania (OFC): 14,3 (1 equipe)
  3. Confederação da América do Norte, América Central e Caribe (CONCACAF: 8,4 (4 times)
  4. União das Associações Europeias de Futebol (UEFA): 5,4 (13 equipas, 12 países)
  5. Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL): 2,7 (4 equipes)
  6. Confederação Africana de Futebol (CAF): 1.3 (5 equipas)

Catar: Campeão Mundial de Emissões de CO2 per capita na Copa Fifa 2022

Para definir o Campeão Mundial de Emissões de CO2 per capita, tomamos como referência o valor das emissões per capita de cada nação participante da Copa da FIFA Catar 2022, e comparamos com o valor das emissões do rival selecionado de acordo com o oficial fixação.

Nas quartas de final, o Catar venceu a Arábia Saudita, o Japão venceu a Sérvia, os Estados Unidos caíram para a Austrália e o Canadá venceu a Coreia do Sul.

As semifinais viram o Catar vencer o Japão e a Austrália perder por pouco para o Canadá.

emissões per capita
O Catar é o 40º maior emissor de CO2 no total e o segundo maior emissor per capita do mundo.

Na definição, o Japão ficou com o quarto lugar, Austrália em terceiro, Canadá vice-campeão e o local, Catar, foi o Campeão Mundial de Emissões de CO2 per capita.

Estados Unidos: Campeão Mundial de Emissões Totais

Para definir o Campeão Mundial de Emissões Totais, tomamos como referência o valor das emissões totais de cada nação participante da Copa FIFA Catar 2022, e comparamos com o valor das emissões totais do adversário selecionado de acordo com a tabela oficial .

Nas quartas de final, o Irã venceu a Arábia Saudita; O Japão venceu o Brasil, os Estados Unidos venceram o México e a Alemanha venceu por pouco a Coreia do Sul.

Na primeira semifinal enfrentou o Irã com o Japão, que venceu com folga. Na segunda partida pelas semifinais, novamente os Estados Unidos golearam, no caso a Alemanha.

copa do mundo de poluição
Os Estados Unidos são o grande vencedor em termos de emissões totais de CO2. Supera seu maior rival, o Japão, em mais de quatro vezes.

Na definição, a Alemanha perde para o Irã e fica com a quarta colocação, o Irã em terceiro. Mais uma vez os Estados Unidos golearam e se consagraram Campeão Mundial de Emissões Totais - Copa Catar 2022, derrotando confortavelmente o Japão, digno vice-campeão, poluindo pouco menos de um quarto do que seu maior adversário polui anualmente nesta copa.

Brasil: Campeão de Sustentabilidade Digital

Mas dentro desse quadro sombrio da Copa do Mundo de Emissões, há uma boa notícia. Muitos de vocês podem não saber que cada página da web polui, causando emissões de CO2. Além disso, se a Internet fosse um país, seria o 4º maior emissor global de CO2.

Para chamar a atenção para a questão da “poluição digital”, Karma Metrix analisa a sustentabilidade dos sites e calcula as emissões de CO2 causadas pelos sites das seleções participantes da Copa do Mundo Catar 2022.

De acordo com a métrica utilizada neste projeto, combinada com o calendário da FIFA para este evento, o site da Federação Brasileira de Futebol é o mais sustentável (55 kg de CO2 por ano), seguido por Dinamarca e Alemanha (cada um com 111 kg de CO2 por ano ) que empata pelo segundo lugar. O quarto lugar é completado pelo país-sede, Catar, com 119 kg de CO2 por ano.

Ranking de sustentabilidade digital dos sites das equipes participantes
Ranking de sustentabilidade digital dos sites das seleções participantes da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022

Quanto aos piores desempenhos, o último lugar no ranking de sustentabilidade digital é ocupado pelo site da equipe dos Estados Unidos (6.655 kg de CO2 por ano), seguido do Canadá (4.521 kg de CO2 por ano), o 3º. o lugar é ocupado pela Suíça (1.323 kg de CO2 por ano), a Argentina ocupa a 4ª posição, com 1.304 kg de CO2 por ano; e em 5º lugar de pior desempenho está a Austrália com 1.104 kg de emissões anuais de CO2.