Conheça as duas frutas exóticas que estão conquistando o paladar dos brasileiros
As frutas são fonte de fibras, vitaminas, minerais e ajudam na prevenção de várias doenças. E dois tipos de frutas exóticas estão ganhando espaço na mesa dos brasileiros atualmente. Veja quais são.

As frutas são essenciais para uma alimentação saudável, pois são ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, além de contribuírem para a prevenção de diversas doenças.
Já sabemos que são um alimento importante em qualquer dieta, e que existem diversos tipos de frutas no Brasil; mas talvez o que você não saiba é que duas frutas exóticas que a pouco tempo atrás não eram bem conhecidas, agora estão ganhando espaço na mesa dos brasileiros devido ao seu sabor e quantidade de benefícios. Descubra aqui de que frutas estamos falando.
As duas frutas exóticas que estão conquistando o coração dos brasileiros
Até alguns anos atrás essas duas frutas não estavam presentes nas prateleiras dos supermercados. Estamos falando da pitaya e da lichia. Elas estão ganhando cada vez mais espaço, principalmente no verão, que é a sua estação, e isso por causa do seu sabor e quantidade de benefícios. Veja abaixo mais informações sobre cada uma.
Pitaya
A pitaya é uma fruta que se adapta bem ao clima seco por ser uma espécie de cacto (família cactaceae). Ela é uma fruta tropical originária da América Central e do México. Os principais polos produtores da fruta no Brasil são os estados de São Paulo, sendo este o maior produtor do país, o Pará e Santa Catarina.
Também conhecida como ‘fruta do dragão’, ela tem casca escamosa de cor vibrante e uma polpa doce e refrescante, é uma fruta muito bonita. As mais comuns no mercado brasileiro são a pitaya amarela (de casca amarela com polpa branca) e a pitaya vermelha (de casca rosa-avermelhada com polpa branca ou vermelha).
A pitaya é rica em fibras, cálcio, ferro e zinco, e possui ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres e a reduzir o risco de doenças crônicas.

Além disso, é rica em vitamina C, que contribui para um sistema imunológico saudável, e em vitamina A. Também possui propriedades anti-inflamatórias que auxiliam a reduzir a inflamação no corpo.
E o melhor: a fruta tem poucas calorias, sendo uma boa opção para aqueles que buscam uma dieta balanceada e de baixa ingestão de calorias. E é uma fruta versátil, podendo ser consumida de várias maneiras: in natura, sucos, smoothies, em saladas de frutas, em sorvetes e sobremesas.
Lichia
A outra fruta é a lichia (Litchi chinensis), originária da China. Ela tem casca avermelhada e de textura rugosa, com polpa translúcida e muito delicada de sabor adocicado, com um caroço liso de cor marrom. Aqui no Brasil, ela já está sendo produzida nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Ela é rica em fibras, em vitaminas C, em vitaminas do complexo B, e em minerais como potássio, zinco, ferro, fósforo e sódio. Além disso, possui antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias que ajudam a evitar a formação de células cancerígenas e beneficiam o coração e a circulação sanguínea.
Seus compostos auxiliam também no controle do colesterol e a reduzir a pressão arterial. A fruta também auxilia no emagrecimento, já que é pouco calórica e possui grande quantidade de água e fibras, o que aumenta a saciedade e reduz a ingestão de calorias.
Ela pode ser consumida tanto in natura quanto em sucos, compotas, ceviches e, para quem gosta de se arriscar na cozinha, até em pratos salgados.
Referências da notícia
Lichia e Pitaya: duas frutas exóticas que estão conquistando o paladar dos brasileiros. Janeiro, 2025. Fabiana Tanabe.
Pitaya amarela e pitaya vermelha: entenda as diferenças e os benefícios das frutas. 16 de janeiro, 2025. Redação/Terra.
Lichia ajuda a 'queimar barriguinha' e na imunidade; veja seus benefícios. 19 de dezembro, 2024. Redação/Viva Bem/UOL.