Clima extremo: megatempestade com granizo afetam ao menos 9 províncias na Argentina

Chuvas intensas em um curto período de tempo, fortes tempestades e grandes granizos foram registrados nas últimas horas em diversas províncias da Argentina.

Desde a última segunda-feira (11), uma grande tempestade tem afetado o nosso país vizinho, a Argentina, principalmente a cidade de Buenos Aires e várias outras províncias vizinhas.

Somente em alguns setores da capital as chuvas intensas acumularam mais de 120 mm em poucas horas, superando a média climatológica do mês. E como se não bastasse, na noite de terça-feira (12), fortes tempestades provocaram a queda de enormes pedras de granizo, do tamanho da palma da mão de um adulto.

Este grande evento provocou diversas complicações, como fatalidades, feridos, queda de árvores, afetando milhares de usuários que ficaram sem energia elétrica, inundações nas ruas e dificuldades no transporte aéreo na Argentina.

Diante dessa situação, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) declarou alerta laranja a vermelho em nove províncias argentinas, onde a previsão indica que são esperadas mais tempestades nesta quarta-feira (13) e até a quinta-feira (14).