Chuva forte deixa Rio de Janeiro em estado de atenção

Na noite de quarta para quinta-feira (29) fortes chuvas atingiram o município do Rio de Janeiro, afetando principalmente a zona sul da cidade. Na comunidade Pavão-Pavãozinho um muro acabou cedendo com o deslizamento de terra e 8 casas foram interditadas.

Alagamento Rio de Janeiro
Após as chuvas fortes da noite de ontem vários bolsões d’água se formaram pela cidade do Rio de Janeiro. Foto: G1/Reprodução/ TV Globo

Na noite dessa quarta-feira (28), mais precisamente as 22h50, o município do Rio de Janeiro entrou em ‘estado de mobilização’, o segundo de uma classificação de 5 estágios do Centro de Operações da Prefeitura do Rio, quando núcleos de chuvas isolados vindos do oceano passaram a atuar na cidade.

Por conta das fortes chuvas, um deslizamento de terra ocorreu por volta das 2 horas da manhã de hoje na comunidade Pavão-Pavãozinho no Rio de Janeiro, deixando 10 famílias desalojadas.

Esses núcleos de chuva se intensificaram no decorrer da noite e, às 23h40, a situação evoluiu para ‘estágio de atenção’, quando 10 sirenes foram acionadas em comunidades como a do Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Cabritos, Babilônia e Chapéu Mangueira, alertando a população para o risco de instabilidade nas encostas e deslizamentos de terra. Nessa hora também foram registradas altas taxas de precipitação, como em Copacabana e Urca, que registraram mais de 10 mm em apenas 15 minutos.

As chuvas intensas continuaram ao longo da madrugada dessa quinta (29) e as sirenes voltaram a tocar na comunidade Pavão-Pavãozinho, zona sul do Rio, onde um deslizamento de terra ocorreu por volta das 2h20 de hoje! De acordo com a Defesa Civil, um muro de contenção cedeu e houve um deslizamento de barreira de grandes proporções. O deslizamento não deixou vítimas, uma mulher chegou a ficar presa, mas foi resgatada pelos bombeiros. Por prevenção, a prefeitura interditou 8 imóveis e 10 famílias ficaram desalojadas.

A Zona Sul do Rio foi uma das regiões mais afetadas pelas chuvas, alagamentos foram observados em diversas ruas, e alguns permaneceram na manhã de hoje. A Avenida Niemeyer foi parcialmente fechada por precaução as 22h50 de ontem, devido ao registro de 13mm/h na estação Vidigal do Sistema Alerta Rio.

Pelos registros do Alerta Rio, o acumulado de 24h registrado até as 11h30 de hoje chegou a 114.8 mm no Jardim Botânico, 106.8 mm em Copacabana, 92.6 mm na Urca, 83.8 mm no Vidigal e 79.2 mm na Rocinha.

Outras cidades no sul do estado do Rio de Janeiro também registraram acumulados expressivos de precipitação nessa noite, como Angra dos Reis que registrou mais de 93 mm nas últimas 24 horas e Itaguaí, que registrou 57 mm.

As instabilidades que atingiram o Rio de Janeiro na noite de ontem foram formadas pela passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste combinada aos ventos vindos do oceano que levaram a umidade que convergiu na costa do estado do Rio, alimentando a convecção local.

Previsão para os próximos dias para o Rio de Janeiro

As instabilidades devem continuar ao longo dessa quinta-feira no Rio de Janeiro e a previsão é de chuva a qualquer hora. As chuvas podem chegar a ter intensidade moderada a forte em alguns locais e, mesmo não sendo tão intensas como as da noite de quarta-feira, podem provocar mais alagamentos e deslizamentos de terra onde o solo já está encharcado. O Centro de Operações mantém o ‘estágio de mobilização’ no município do Rio de Janeiro.

Amanhã ainda poderão ocorrer chuvas isoladas pelo estado, porém os acumulados já serão menores. Nos próximos dias o tempo deve ficar cada vez mais estável e a probabilidade de chuvas diminui, porém, os ventos perpendiculares a costa, associados a um sistema de alta pressão, continuarão a levar umidade ao continente deixando o tempo parcialmente nublado no final de semana, melhorando apenas no domingo.