Mato Grosso já lidera número de queimadas em 2021

Mato Grosso já lidera o ranking nacional no número de focos de incêndio em 2021. A chuva aumentou neste mês de abril, porém, a expectativa é de tempo seco daqui para frente, o que pode agravar a situação das queimadas.

Desde o início do ano até o momento já foram registrados mais de 2 mil focos de incêndio no estado de Mato Grosso, o que o torna campeão no ranking nacional de queimadas mais uma vez. Durante esta época do ano com o tempo mais seco a atenção precisa ser redobrada. Entretanto, em comparação com o mesmo período do ano passado, este número diminuiu consideravelmente. Em 2020, eram mais de 3500 focos registrados.

O tempo seco tem predominado não só sobre o Brasil Central, mas tem faltado chuva em boa parte do país. A Bahia por exemplo ocupa o segundo lugar no ranking de 2021 com mais de 900 focos de incêndio, e o mais alarmante é que este número praticamente dobrou com relação ao mesmo período do ano anterior.

Nesta reta final do mês de abril o sol é que tem predominado devido a instalação de um bloqueio atmosférico que inibe o avanço das frentes frias. A expectativa é de continuidade, pois as simulações mais recentes apostam em um mês de maio seco em grande parte do Brasil, em especial sobre o Brasil Central, o que deve favorecer o aumento das queimadas. Uma anomalia negativa de precipitação não quer dizer ausência total de chuva, mas de modo geral, o tempo seco é que deve chamar a atenção no próximo mês.

youtube video id=AX0k3RogCIM