Chegou o dia! População mundial chega a 8 bilhões de pessoas

A contagem não para. A população mundial está prestes a ultrapassar a marca de 8 bilhões de habitantes na Terra, conforme projetado pela ONU, durante este 15 de novembro. Nós dizemos-lhe como acompanhar a evolução do número de pessoas em 'tempo real'.

8 bilhões ; população mundial
Oito bilhões de pessoas vão abrigar o planeta a partir de 15 de novembro de 2022.

A Organização das Nações Unidas (ONU) indicou que a população mundial se prepara para chegar a 8 bilhões de habitantes, dando uma data estimada para 15 de novembro. No entanto, apesar dessa data não ser totalmente precisa, as projeções atuais e uma certa margem de erro indicam que nos aproximaríamos rapidamente dessa marca e poderíamos alcançá-la a qualquer momento.

A população mundial refere-se ao número total de pessoas que vivem no planeta ao mesmo tempo. É determinado pelos nascimentos, mortes e expectativa de vida dos indivíduos.

O anúncio foi feito pela organização no passado mês de Julho, no quadro das comemorações do Dia Mundial da População. "Este ano acontece durante um ano histórico, quando antecipamos o nascimento do oitavo bilionésimo habitante da Terra. Esta é uma ocasião para celebrar nossa diversidade, reconhecer a humanidade comum e maravilhar-se com os avanços na saúde que ampliaram a expectativa de vida e reduziram as taxas de mortalidade materna e infantil”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, na ocasião.

Algumas projeções de acordo com a ONU

Guterres acrescenta que este marco de crescimento populacional é um lembrete de nossa responsabilidade compartilhada de cuidar do nosso planeta e um momento para refletir sobre o que ainda não cumprimos em termos de nossos compromissos mútuos.

As últimas projeções da ONU, baseadas nessa taxa de crescimento, estimam que a população mundial poderá crescer para 8,5 bilhões em 2030, 9,7 bilhões em 2050 e 10,4 bilhões em 2100. Ao mesmo tempo, haverá um grande aumento populacional nos países em desenvolvimento. Segundo a ONU, mais da metade do aumento populacional projetado até 2050 estará concentrado em apenas oito países: República Democrática do Congo, Egito, Etiópia,Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e República Unida da Tanzânia.

Como parte desse salto gigantesco, a Índia deve ultrapassar a China como o país mais populoso do planeta até 2023.

No entanto, outras projeções prevêem um futuro sutilmente diferente. A população mundial cresceria nas próximas décadas, atingindo seu ponto máximo em 2064 com cerca de 9,7 bilhões de pessoas, mas apresentaria um decréscimo de 8,8 bilhões em 2100. Se isso se tornar realidade, seria a primeira vez que a população mundial diminuiria desde que se tem registros em meados do século XIV, durante a Peste Negra.

Em ambos os cenários, haveria um enorme crescimento populacional na África Subsaariana, além de um crescimento muito mais lento em todo o mundo árabe.

8 bilhões de pessoas na Terra... e mais

Um grupo de desenvolvedores, pesquisadores e voluntários da Worldometer projetaram uma plataforma gratuita para visualizar as estatísticas desse aumento em tempo real. Nele podemos encontrar uma contagem da população mundial, os nascimentos e óbitos do dia, além do atual crescimento demográfico. Além de informações gerais do ano completo atualizadas segundo a segundo.

O site tem sido um sucesso, pois esses números foram solicitados e fornecidos para pesquisas a instituições como Oxford University Press, BBC, Milton J. Rubenstein Museum of Science & Technology, entre outras. Por esta razão, as estatísticas que eles mostram podem ser consideradas com alto grau de confiabilidade.