Bilhões de cigarras zumbis prestes a invadir os Estados Unidos

A última invasão da cigarra zumbi, conhecida como Brood X, ocorreu em 2004. Depois de ficar 17 anos no subsolo, todos os Estados do leste dos EUA se preparam para uma invasão iminente dessa espécie de cigarra específica dessas regiões. Veja aqui a explicação deste fenômeno natural.

Cigale Zombie
A cigarra zumbi, também chamada de Brood X, emerge da terra, aos bilhões, a cada 17 anos. Um fenômeno excepcional, segundo os cientistas.

Este é um fenômeno excepcional que ocorre a cada 17 anos, uma vez que a cigarra chamada "zumbi" passa quase duas décadas debaixo da terra antes de sair para se reproduzir e morrer. Esta espécie endêmica dos Estados Unidos está prestes a surgir em breve. Entre impaciência e ansiedade, os americanos se preparam para esta invasão iminente. Mas quem é este invasor e ele é perigoso para os humanos?

Magicicada Septendecim

Este é o nome científico desta cigarra de 3 à 4 cm. Ela geralmente anuncia o início do verão e a chegada dos dias de sol e, uma vez desenterradas, elas vivem entre 4 e 6 semanas. Esse invasor também é chamado de "Brood X" - que pode ser traduzido por "espécie X" - ou até mesmo cigarra zumbi, pois ela passa 17 anos, ou seja, toda a sua vida, enterrada em forma de ninfa, onde se alimentam de raízes de árvores e seiva, antes de atingir a idade adulta e emergir do solo para se reproduzir e morrer.

Para atrair a fêmea, o macho produz um ruído ensurdecedor, de até 100 decibéis, como uma britadeira. Elas são totalmente inofensivas para os humanos, mas podem ser prejudiciais para as árvores quando se alimentam, devido ao seu grande número, já que podemos contar até 500.000 cigarras por hectare. Elas são, portanto, perigosas para os arbustos jovens, pois as fêmeas colocam seus ovos em galhos muito finos.

Para quando a invasão é esperada?

O último surto da Magicicada Septendecim aconteceu em 2004, próximo da capital Washington DC. Mas, uma grande invasão também ocorreu em 2016 nas regiões mais ao sul do país, como a Louisiana, onde o inseto tem um ciclo de vida mais curto, de 13 anos. Mas nas regiões do norte, com o ciclo sendo de 17 anos, os cientistas da Universidade de Virginia acreditam que os insetos estão prontos para seu grande retorno este ano.

É difícil prever a data exata dessa eclosão, por que a temperatura externa deve estar em torno de 17°C após uma noite úmida para que todos saiam ao mesmo tempo; condições meteorológicas que devem chegar dentro de algumas semanas. É nesta atmosfera, mesclada entre impaciência pelos mais curiosos e ansiedade pelos relutantes, que os habitantes do leste dos Estados Unidos se preparam para essa invasão massiva de bilhões de cigarras zumbis.

No Twitter, os conselhos são: "compre viseiras, carregue amostras de moscas, não dirija com as janelas abertas". Para os cientistas, esta é uma grande chance de assistir um fenômeno excepcional, mas, nem todos compartilham desta opinião. Para o próximo evento, teremos que esperar até 2038 para testemunhar a eclosão da prole da próxima invasão da cigarra!