Beleza das montanhas: este destino em Chubut oferece cinco das experiências de inverno mais fascinantes da Patagônia

Nem Bariloche, nem El Calafate, nem Ushuaia: este é um lugar que, quando coberto de neve, cativa ainda mais os viajantes que buscam natureza, tranquilidade, experiências autênticas e a oportunidade de explorar alguns dos cantos mais intocados do sul da Argentina.

Esquel, Chubut
Esquel, um destino imperdível na Patagônia, aos pés da Cordilheira dos Andes.

Localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, esta cidade na província de Chubut é um dos destinos mais atraentes para o inverno em nosso país. Para viajantes que priorizam natureza, tranquilidade e experiências autênticas, além da oportunidade de explorar alguns dos recantos mais intocados do sul da Argentina, Esquel é uma ótima escolha.

Conhecida como a parada mais ao sul do trem a vapor de bitola estreita, popularmente conhecido como "La Trochita", e lar do Parque Nacional Los Alerces, de florestas, lagos, cachoeiras e árvores raras, Esquel é um local privilegiado para experiências únicas e relaxamento garantido.

Como se não bastasse, um dos principais motivos para explorar este local é que, durante o pico da temporada de neve, o resort de esqui La Hoya se torna um excelente lugar para adultos e crianças que desejam esquiar ou praticar snowboard. O resort oferece excelentes condições de neve e geralmente é menos lotado do que outros resorts de esqui na Patagônia, o que o torna uma opção ideal para viagens em família.

Temporada de inverno em Esquel: 5 atrações imperdíveis para aproveitar o turismo

Oferecendo uma janela para uma Patagônia mais intimista, diversa e menos lotada do que destinos como Bariloche ou El Calafate, Esquel é uma verdadeira joia à espera de ser descoberta. É uma cidade pequena com uma atmosfera acolhedora que garante entretenimento e relaxamento em igual medida: abaixo, uma seleção das 5 melhores experiências para você aproveitar durante sua estadia.

1. Visitar o Parque Nacional Los Alerces

A apenas 33 km de Esquel, o Parque Nacional Los Alerces deslumbra com mais de 259.000 hectares de natureza intocada. Seus protagonistas indiscutíveis são os antigos lariços, alguns com mais de 2.000 anos, que crescem em um cenário de águas cristalinas, montanhas e florestas nativas.

Sua extraordinária biodiversidade e estado de conservação o tornaram Patrimônio Mundial da UNESCO, um destino único no planeta. De caminhadas ao meio-dia a excursões de dia inteiro, este parque tem tudo para os amantes da natureza.

O que fazer lá? Inscreva-se para excursões em lagos, trilhas de todos os níveis de dificuldade, observação de pássaros e vistas inesquecíveis de lagos, rios e lagoas que cativam todos os sentidos.

Geleira Torrecillas.

Uma de suas joias é a Geleira Torrecillas, localizada no coração do Lago Menéndez. No entanto, a excursão estrela é, sem dúvida, uma visita ao Milenário Alerzal, uma floresta de lariços com mais de 2.000 anos, acessível através de uma excursão lacustre organizada por agências locais. É uma área única no mundo por seu estado de conservação e abriga inúmeras espécies nativas.

2. Passear em La Trochita (O Antigo Expresso da Patagônia)

Esta é uma experiência para apreciar a história viva sobre trilhos. Esquel guarda um tesouro ferroviário difícil de encontrar em qualquer outro lugar do mundo: "La Trochita", o icônico Antigo Expresso Patagônico.

Com locomotivas originais de 1922 e bitola estreita de apenas 75 centímetros, este trem a vapor é muito mais do que um meio de transporte; é uma verdadeira viagem no tempo. Chegou à cidade há mais de 80 anos e, desde então, tornou-se um símbolo cultural da Patagônia.

La Trochita
La Trochita, um ícone cultural e histórico da Patagônia Argentina.

Com um andar tranquilo, o assobio nostálgico e o ranger dos vagões de madeira percorrem paisagens únicas, cheias de histórias e emoções que, claro, encontram um cenário ainda mais emocionante no inverno e nos mantos brancos de neve.

3. Esquiar ou fazer snowboard no Centro de Atividades da Montanha La Hoya

A poucos minutos de Esquel — uma distância de exatos 12 km — o Centro de Atividades da Montanha La Hoya se destaca por oferecer uma das melhores neves do país, reconhecida por sua qualidade, durabilidade e textura seca e compacta.

Com 30 pistas para todos os níveis, oito teleféricos e uma infraestrutura recentemente reformada, La Hoya combina natureza, diversão e modernidade. Graças à sua orientação sul e localização geográfica, este centro é ideal para esquiar mesmo na primavera, com uma temporada que normalmente se estende até setembro.

Centro de Atividades da Montanha La Hoya
Centro de Atividades da Montanha La Hoya.

Além de esqui e snowboard, o resort oferece opções para quem busca outras maneiras de aproveitar a neve, como: caminhadas com raquetes de neve por florestas nevadas; passeios de teleférico com vistas panorâmicas; e pistas de tobogã, perfeitas para brincar na neve e se divertir com a família.

4. Caminhar pelas trilhas de Esquel

Cercada por montanhas, lagoas e florestas, Esquel é o cenário perfeito para entusiastas de caminhadas, trekking e corrida em trilha (trail running). Não foi à toa que foi declarada Capital Provincial do Turismo Esportivo de Chubut: a cidade oferece trilhas de dificuldade variada, projetadas tanto para iniciantes quanto para aqueles que buscam um verdadeiro desafio físico.

Alguns circuitos imperdíveis:

  • Trekking até o Cerro 21, com vistas panorâmicas deslumbrantes.
  • Caminhada pela Reserva Natural Urbana Laguna La Zeta, ideal para famílias.
  • Trilhas na Laguna Willimanco, um local tranquilo e pouco explorado.
  • Subida ao Cerro La Cruz, uma opção próxima com belas vistas da cidade.

    5. Conhecer Trevelin e sua rota galesa

    Um refúgio com alma galesa: a apenas 25 km de Esquel, a cidade de Trevelin oferece uma experiência complementar para aproveitar ao máximo sua estadia na região, convidando visitantes a descobrir uma experiência única, repleta de história, sabores e paisagens.

    Com profundas raízes galesas, esta pitoresca cidade, cujo nome significa "cidade do moinho", combina tradições seculares com experiências únicas que conectam o passado e o presente, com casas de chá que preservam receitas ancestrais, museus que recontam a história épica dos colonizadores e um campo de tulipas que pinta o vale com cores intensas todo mês de outubro.

    Como chegar a Esquel?

    Esquel está localizada no noroeste da serra de Chubut, precisamente no departamento de Futaleufú. É a capital da região. Fica a 1.852 km da cidade de Buenos Aires, 284 km da cidade de San Carlos de Bariloche, 671 km da cidade de Puerto Madryn e aproximadamente 596 km da cidade de Comodoro Rivadavia.

    Esquel
    Cercada por montanhas, lagoas e florestas, Esquel é um dos destinos mais cativantes da província de Chubut.

    Para chegar a partir de Buenos Aires, há seis voos diretos semanais operados pela Aerolíneas Argentinas; e para chegar a partir de Córdoba e/ou arredores, a mesma companhia aérea começará a operar um voo direto a partir de 3 de julho. De acordo com a Subsecretaria de Turismo local, este voo operará às segundas e quintas-feiras: às segundas, de Esquel para Córdoba, e às quintas, de Córdoba para Esquel.

    Você também pode chegar a Esquel de carro, com a opção de explorar e desfrutar da lendária Rota Turística 40 e suas paisagens patagônicas, seja em veículo particular ou em ônibus regular. Da cidade de Bariloche, são 300 km pela Rota Nacional 40, passando pelas principais cidades turísticas da Patagônia Andina, como El Bolsón, Lago Puelo, El Hoyo e Epuyén.