Barragem cede e alaga Lagoa da Conceição em Florianópolis

Uma barragem se rompeu nesta manhã e o esgoto invadiu várias casas, deixando moradores ilhados e arrastando carros. A principal via de acesso da região foi interditada.

Barragem cede e alaga a cidade de Lagoa da Conceição, em Florianópolis
Uma barragem se rompeu nesta manhã e o esgoto invadiu várias casas, deixando moradores ilhados e arrastando carros. A principal via de acesso da região foi interditada (imagens: Corpo de Bombeiros / Defesa Civil / Diogenes Pandini)

Moradores do bairro da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, foram pegos de surpresa na manhã desta segunda-feira (25), quando uma enxurrada incomum alagou o bairro. A água invadiu casas, arrastou carros e a Avenida das Rendeiras, principal via de acesso da região, foi interditada.

A causa foi o rompimento de uma barragem que recebe água da Estação de Tratamento de Esgotos da região. As chuvas excessivas nos últimos dias sobrecarregaram o sistema, que não suportou e cedeu.

A equipe da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros no local para resgatar moradores ilhados com o auxílio de botes, além de avaliar os estragos na infraestrutura do bairro. Duas pessoas se feriram e precisaram de atendimento médico.

O rompimento da estrutura fez com que a água seguisse pela Lagoa da Conceição, às margens da Avenida das Rendeiras, até o mar. A região central do bairro foi severamente afetada. Casas foram cobertas pela água, que arrastou estruturas e entulho para o mar. Pelo menos seis veículos ficaram submersos. O trânsito está interditado na maior parte do bairro e não há previsão de desobstrução das vias.

As autoridades pedem para que pedestres e motoristas evitem se deslocar nos pontos afetados pela chuva, pois há risco de acidentes e deslizamentos. As linhas de transporte coletivo na região e nas proximidades foram afetadas e não há previsão de normalização do serviço.

(O volume da água é) assustador, algo nada visto naquela região - Luiz Eduardo Machado, coordenador da Defesa Civil da Capital.

A cidade está em estado de alerta, e os responsáveis pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) relataram que um levantamento está sendo realizado na região para averiguar os danos causados aos moradores e ressarcir os prejuízos.

Em nota, a CASAN afirmou que "já providencia recolocação de tubulações e de bombas danificadas pelas fortes chuvas para normalizar o sistema. Em breve a Companhia divulgará novas informações".

A chuva foi causada especialmente pela persistência de um cavado (região de baixa pressão) sobre a Região Sul, que ajudou a manter o tempo instável. Alertas meteorológicos de tempestade com ventos intensos, chuva pesada e alagamentos foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

E para os moradores das regiões já afetadas, infelizmente as previsões indicam que a chuva deve continuar intensa ao longo desta semana. A formação de um ciclone extratropical tem potencial de causar chuvas torrenciais na maior parte do Centro-Sul brasileiro.

Clique aqui para conferir a previsão completa para sua cidade.