Austrália: descoberta nova espécie de aranha que pode viver até 20 anos

A Austrália é conhecida pela diversidade de sua vida selvagem. Uma aranha gigante de cinco centímetros acaba de se juntar à longa lista de famílias de aranhas já presentes naquele país.

aranha gigante de alçapão
A espécie, que já é rara, está em perigo de extinção devido ao desmatamento e aos incêndios florestais.

Cientistas do Museu de Queensland, em Brisbane, descobriram uma nova espécie rara de 'aranha de alçapão' na Austrália. A informação tornou-se oficial e foi publicada no Journal of Arachnology em 15 de março. Esta nova espécie "pequena" se chama Euoplos dignitas. Seu nome científico vem do latim dignitas, que significa dignidade ou grandeza.

Na verdade, embora essa nova espécie seja um pouco menor que as maiores tarântulas, ela pode medir quase cinco centímetros. "É muito grande para uma 'aranha de alçapão'", disse o aracnólogo e curador do Museu de Queensland, Michael Gordon Rix, ao jornal The Guardian.

Também impressiona pelo seu corpo vermelho e peludo. A Euoplos dignitas pertence às 'aranhas de alçapão' douradas. Ao contrário das aranhas clássicas que tecem suas teias para caçar, as 'aranhas de alçapão' se escondem sob uma pequena armadilha feita de seda, pedaços de folhas e outros galhos, antes de atacar sua presa assim que ela passa próximo.

Outra peculiaridade: as fêmeas da Euoplos dignitas podem viver até 20 anos na natureza! Não se preocupe, sua picada não é letal para humanos, mas seu veneno é para pequenos animais. “A picada pode ser fisicamente dolorosa devido ao seu tamanho, mas não são perigosas”, explica o curador australiano.

Esta espécie rara foi descoberta pela primeira vez no início do século 20, perto das localidades de Monto e Eidsvold, ao norte de Brisbane, no leste da Austrália. Sua inclusão na lista faz parte de um projeto lançado há quatro anos pelo Museu Australiano para entender melhor o estado da biodiversidade em Queensland.

A aranha Euoplos dignitas, ao se alimentar, ajuda a regular as populações de pequenos insetos, evitando que eles invadam as lavouras. Ela também desempenha um papel importante no ecossistema de lixo de folhas, segundo os cientistas.

Infelizmente, esta já rara espécie está ameaçada de extinção devido à sua limitada área de distribuição. Essas aranhas vivem apenas nas florestas de Queensland, que são alvo regular de desmatamento e de grandes incêndios destrutivos, como os de 2019 e 2020.