Por que os mosquitos são mais atraídos por algumas pessoas?

Mosquitos famintos acham alguns humanos mais saborosos do que outros, mas o método pelo qual eles selecionam suas vítimas não é totalmente compreendido. Novas pesquisas abordaram o assunto.

Mosquitos
Os mosquitos podem ser mais irritantes para alguns do que para outros.

Os mosquitos usam receptores especializados localizados em suas células nervosas para identificar quais humanos têm sangue "mais saboroso", de acordo com um novo estudo que pretende explicar por que alguns de nós parecem ser mordidos mais do que outros.

Em pesquisa publicada na revista Cell Reports, cientistas da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins identificada receptores ionotrópicos especiais nos neurônios do mosquito que ajudam os insetos a detectar odores favoráveis na pele humana. Eles fazem isso detectando diferentes níveis de aminoácidos específicos, alguns dos quais são mais atraentes para os mosquitos do que outros.

“Entender a biologia molecular da detecção do odor do mosquito é fundamental para desenvolver novas maneiras de evitar picadas e as doenças que elas causam”, disse Christopher Potter, coautor do estudo e professor associado de neurociência na Johns Hopkins Medicine.

Como os mosquitos selecionam os humanos

Em todo o mundo, existem cerca de 3.600 espécies de mosquitos, muitos dos quais se alimentam picando e sugando o sangue de um animal hospedeiro. A grande maioria das espécies de mosquitos não se alimenta de seres humanos, mas sabe-se que aqueles que o fazem espalham uma série de doenças mortais, incluindo malária, dengue e vírus do Nilo Ocidental. Juntas, essas doenças afetam 700 milhões de pessoas a cada ano e matam cerca de 750.000.

Variações de odores, calor, umidade e dióxido de carbono são fatores que podem atrair mosquitos para algumas pessoas mais do que para outras. Os insetos detectam odores principalmente usando suas antenas, embora os pesquisadores tenham descoberto que vários sentidos desempenham um papel na localização de um hospedeiro.

Mosquito
As antenas dos mosquitos são mais complexas do que se pensava anteriormente.

Uma espécie que causa a malária, o Anopheles gambiae, por exemplo, possui três tipos de receptores em seus neurônios para perceber odores: odorífero, gustativo e ionotrópico. Os receptores olfativos ajudam a distinguir entre humanos e outros animais, enquanto os receptores gustativos detectam o dióxido de carbono. Os receptores ionotrópicos detectam ácidos e aminas, compostos comumente encontrados na pele humana, e são os diferentes níveis destes que podem ser responsáveis por um mosquito escolher picar uma pessoa em detrimento de outra.

Descobertas podem melhorar repelentes de mosquitos

Usando essa hipótese, os pesquisadores do estudo procuraram a presença de receptores ionotrópicos nas antenas de 10 mosquitos machos e 10 fêmeas. Embora apenas as fêmeas picam, já que usam sangue para desenvolver seus ovos, algumas pesquisas sugerem que os machos também são atraídos por odores humanos.

Usando uma técnica conhecida como hibridação fluorescente in situ, a equipe descobriu que as antenas dos mosquitos tinham mais receptores ionotrópicos perto da cabeça do inseto do que ao longo dela, o que eles disseram ser uma evidência de que as antenas dos mosquitos são mais complexas do que se pensava anteriormente.

Através de um estudo mais aprofundado, a equipe espera identificar os receptores ionotrópicos específicos responsáveis por atrair certas pessoas para os mosquitos. Isso pode ajudar no desenvolvimento de melhores repelentes para sabotar a atração de odores, que é um dos meios mais eficazes de evitar picadas.