Asteroide "potencialmente perigoso" se aproximará da Terra no Halloween

Um asteroide do tamanho de 7 estádios de futebol passará "muito perto" da Terra em plena celebração do Halloween e do Dia dos Mortos... Mas não entre em pânico!

Asteroide halloween
Um asteróide "potencialmente perigoso" está se aproximando da Terra para o Halloween... mas não entre em pânico!

Há pouco mais de 45 dias, os astrônomos da Pan-STARRS (Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System) no Hawaii, descobriram que um asteróide de quase 740 m de comprimento estava se aproximando da Terra. Observações posteriores confirmaram que o asteroide estava em uma trajetória próxima ao nosso planeta, o que fez com que as luzes de alerta acendessem.

A Minor Planet CenterMPC (Centro de Planetas Menores), é a organização internacional que compila informações sobre asteroides, cometas e outros pequenos corpos do Sistema Solar. Ela é quem o batizou como 2022 RM4 e qualificou como um "asteroide potencialmente perigoso".

Rápido e furioso

2022 RM4 é, como quase todos os asteroides, um pedaço de rocha cinzenta cheia de crateras, resquícios da colisão de corpos maiores que não formaram planetas há bilhões de anos. O diâmetro estimado de 2022 RM4 é de cerca de 740 m, quase a altura de duas Torres Eiffel, e está se movendo pelo espaço a uma velocidade de 84.600 km/h.

Devido ao seu tamanho, é semelhante ao Didymos, o asteroide irmão de Dimorphos, que ficou famoso porque a missão DART, o teste de uma defesa planetária para evitar a colisão direta de um asteroide com o nosso planeta, atingiu sua superfície.

Embora tenha sido classificado como "potencialmente perigoso", sua "proximidade" em termos astronômicos não deve ser motivo de preocupação: passará cerca de 2,3 milhões de quilômetros do nosso planeta, uma distância de quase seis vezes a que separa a Lua da Terra, que em termos astronômicos é muito próximo.

Então… Por que é potencialmente perigoso?

O MPC tem 6 categorias para agrupar asteroides próximos da Terra com base em parâmetros que medem o potencial do asteroide para fazer aproximações ameaçadoras à órbita da Terra e seu tamanho. Mas como na astronomia as distâncias são enormes, não se usa quilômetros ou milhas, mas uma unidade de comprimento chamada "unidade astronômica" (ua, au), que equivale a 149.597.870.700 km, que é a distância média entre a Terra e o Sol.

Asteroide 2022 RM4
Um asteroide de 740 m de diâmetro passará “perto” da Terra em 1º de novembro.

Assim, para ser classificado como "potencialmente perigoso", um asteroide deve passar dentro de 0,05 UA da órbita da Terra, cerca de 7.479.894 km, ou 19,5 vezes a distância Terra-Lua (384.400 km), e ter mais de 140 metros de diâmetro.

2022 RM4 terá sua maior aproximação do nosso planeta em 1º de novembro, um dia após o Halloween, no Dia de Todos os Santos para o Cristianismo, juntamente com a celebração do Dia dos Mortos no México e em alguns países da América Latina. A última vez que o tivemos como visitante foi em 17 de outubro de 1999, e sua próxima visita será em mais 23 anos, em 11 de novembro de 2045.

Fatos curiosos sobre asteroides

  • Asteroides são objetos rochosos que orbitam o Sol e são pequenos demais para serem chamados de planetas.
  • Existem milhões de asteroides, variando em tamanho. Alguns têm algumas centenas de quilômetros de largura, até alguns metros.
  • Se juntarmos todos os asteroides, sua massa será apenas 4% da massa da nossa Lua.
  • O primeiro dos asteroides foi descoberto no primeiro dia de 1801, pelo astrônomo italiano Giuseppe Piazzi. Ele o chamou de Ceres, em homenagem à deusa romana da agricultura.
Cinturão de Asteroides
Esta imagem mostra as duas áreas onde se encontram a maioria dos asteroides do sistema solar: o cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter e os troianos, dois grupos de asteroides que se movem na frente e atrás de Júpiter em sua órbita ao redor do Sol.
  • Astrônomos descobriram mais de um milhão de asteroides, a maioria deles concentrados entre as órbitas de Marte e Júpiter, região conhecida como "Cinturão de Asteroides".
  • A temperatura média da superfície de um asteroide típico é de -73ºC (-100ºF).
  • Existem três tipos principais de asteroides:
    • Tipo C (carbono): são os cinzas, os mais comuns. Eles representam cerca de 75% de todos os asteróides conhecidos.
    • Tipo S (silício): são avermelhados ou esverdeados, e são 17% dos asteroides
    • Tipo M (metálicos): são os 8% restantes, de cor avermelhada e compostos principalmente de níquel e ferro.