Após calor recorde, BH registra ventania intensa com destelhamentos e mais de 40 ocorrências
A frente fria que avançou pelo Sudeste e Sul do Brasil causou ventania extrema em Belo Horizonte, com rajadas de 95 km/h e dezenas de ocorrências registradas.

O avanço de uma frente fria vinda do Sul do país provocou mudanças bruscas no tempo em diversas regiões do Brasil. Entre a noite de domingo (21) e a segunda-feira (22), estados do Sudeste e do Sul enfrentaram instabilidades, com rajadas de vento, pancadas de chuva e queda acentuada de temperatura. Em Belo Horizonte, os efeitos foram imediatos e intensos.
Na capital mineira, os ventos atingiram até 95 km/h, conforme informações da Defesa Civil. A ventania surpreendeu os moradores no início da noite e deixou um rastro de estragos em várias regiões da cidade.
Além disso, o órgão municipal registrou 45 ocorrências, incluindo quedas de árvores, postes e danos em imóveis. A cidade também enfrentou interrupções no fornecimento de energia elétrica e falhas no serviço de internet, afetando o tráfego e o funcionamento de semáforos em avenidas importantes como Amazonas, Via Expressa e Anel Rodoviário.
Defesa Civil e bombeiros atuam para minimizar impactos
Nas primeiras horas da manhã seguinte, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros iniciaram vistorias em imóveis atingidos e atenderam moradores preocupados com a estrutura de suas casas.
Muitos aguardam laudos técnicos para saber se é seguro permanecer nas residências após o vendaval. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), afirmou que a ventania já era esperada devido à formação da frente fria.

A reação nas redes sociais não demorou. Vídeos de telhados voando e ruas cobertas de poeira circularam amplamente. Um internauta ficou extremamente surpreso ao ver uma grande árvore caída: “Meu Deus do céu! Olha o tamanho da árvore? Caraca!”.
Mais ventos e queda de temperatura estão previstos
Segundo meteorologistas, os ventos fortes devem continuar até quinta-feira (25), acompanhados de pancadas de chuva e queda acentuada de temperatura. A combinação do calor extremo registrado durante o dia — 34,9°C, o maior do ano em BH — com a chegada repentina da frente fria, criou condições favoráveis para as rajadas de vento.
As autoridades alertam para o risco de novos episódios semelhantes e orientam a população a evitar áreas abertas, manter distância de árvores e postes e reforçar estruturas soltas em janelas, telhados e sacadas.
Enquanto a cidade se recupera dos estragos, a previsão de continuidade do clima instável mantém a população em alerta. O episódio reforça os efeitos cada vez mais frequentes e severos dos fenômenos meteorológicos nas áreas urbanas do país.
Referências da notícia
Anna Nunes. Telhado de prédio é arrancado por chuva e vento em BH. 23 de setembro, 2025.
Gabriel Rezende e Vitor Fórneas. Ventania em BH: veja a velocidade em que chegaram os ventos nesta segunda. 22 de setembro, 2025.