Alex, leva calor de 40°C para a Europa e é o mais intenso desde 2016

A temporada de 2022 de furacões no Atlântico começou. Alex foi o primeiro a aparecer e se tornou uma tempestade tropical, com intensidade muito semelhante à do furacão Alex de 2016.

Depressão Alex
Depressão Subtropical Alex esta manhã e a previsão para o fim de semana.

A temporada de furacões no Atlântico já começou e vai de 1 de junho a 30 de novembro. Por enquanto, as últimas previsões da NOAA para a temporada de furacões no Atlântico estão corretas e Alex foi o primeiro, mas o que se espera dessa tempestade e da nova temporada de 2022?

A temporada começa com Alex

No Atlântico Norte, quando os ciclones atendem a uma série de requisitos, como o vento atingindo pelo menos 120 quilômetros por hora, eles passam a se chamar furacões, embora existam etapas anteriores em que também respondem aos nomes de depressões ou tempestades tropicais (ou subtropicais).

A temporada de 2022 acabou de começar e Alex já está dando o que falar. Atingiu ventos máximos de 112 quilômetros por hora, o que o torna a tempestade tropical estreante mais forte no Atlântico desde a última versão do Alex em 2016.

Influência na Espanha

A primeira tempestade tropical da temporada tornou-se ontem uma tempestade pós-tropical, perdendo assim as suas características tropicais. No momento, de acordo com os modelos de previsão do National Hurricane Center, espera-se que Alex continue circulando no nordeste nas próximas horas. Depois, se fundirá com uma tempestade e formará um sistema baroclínico capaz de deixar ventos com força de furacão sobre o Atlântico Norte.

Tempestade Alex
Probabilidade do vento do ciclone pós-tropical Alex. Fonte: National Hurricane Center

A Península Ibérica não está no seu caminho, mas, apesar da distância, o sistema irá refletir-se num aumento das temperaturas. Ou seja, voltarão a ser atingidos os 40ºC em algumas partes do sul da Península Ibérica. Se as previsões estiverem corretas e Alex chegar o mais perto possível da Islândia e das Ilhas Britânicas até o final da semana, a tempestade pós-tropical empurrará a crista anticiclônica até a Espanha, fazendo com que as temperaturas subam consideravelmente.

O que aconteceu em 2016 após o início de Alex?

Parece que o padrão se repete mesmo que as datas não coincidam. Em 2016, o início da temporada de furacões foi antecipado em 5 meses, com Alex abrindo aquela temporada em 12 de janeiro. A temporada daquele ano foi definitivamente a mais longa nos registros modernos após a temporada de 1938.

Ocorreram 15 tempestades nomeadas, 7 furacões e 4 grandes furacões. De todos eles, a tempestade mais forte, mais cara e mais mortal da temporada foi Matthew, o furacão de categoria 5 no Atlântico mais ao sul registrado e o mais mortal desde Stan em 2005.

A maioria dos ciclones tropicais da temporada afetou a terra e nove dessas tempestades causaram mortes. Combinadas, as tempestades deixaram pelo menos 736 mortes e 17 milhões de danos, tornando a temporada a mais cara desde 2012.