Alerta no Havaí para possível erupção do vulcão Mauna Loa

O maior vulcão ativo do mundo pode estar acordando. As autoridades do Havaí declararam alerta amarelo e preparam a população para uma emergência. Saiba mais aqui.

O Observatório Vulcânico do Havaí do Serviço Geológico dos Estados Unidos emitiu um alerta amarelo devido ao aumento da atividade sísmica na área do vulcão Mauna Loa. O número de tremores que foram registrados nos últimos dias pode ser o primeiro sinal de uma nova erupção do maior vulcão ativo do mundo.

Diante da "grande agitação" do vulcão, as autoridades estão orientando a população a se preparar para uma emergência. Arrumar uma mala de viagem com alimentos, identificar um local seguro e planejar um ponto de encontro com os familiares são algumas das recomendações.

O Mauna Loa representa 51% da ilha, atinge uma altura de 4.619 m acima do nível do mar e suas encostas são muito íngremes. Por esse motivo, se ocorrer uma erupção, a lava atingiria a população próxima em questão de poucas horas. “Devemos alertar aqueles que vivem nas encostas. Existe a possibilidade de algum tipo de desastre pela lava”, disse Talmadge Magno, diretor da Defesa Civil do Condado do Havaí.

Tremores ocorrem frequentemente sob a superfície do vulcão. Em setembro, o local registrou cerca de 20 tremores por dia, o que foi considerado normal. Mas em outubro esse número dobrou e por isso foi ativado o nível amarelo do sistema de alerta, que também possui níveis laranja e vermelho.

Mauna Loa é um dos 5 vulcões que compõem a ilha do Havaí. A última erupção ocorreu em 15 de março de 1984. No entanto, desde 1832, houve 39 erupções registradas, e o Serviço Geológico dos Estados Unidos estima que, em média, nos últimos 3.000 anos, uma erupção ocorreu a cada seis anos.