Alerta! Furacão Kay se intensifica e continua atingindo a região do México

Furacão Kay se intensifica e atinge a categoria 2, continuando a atingir a costa oeste mexicana. A contagem até agora é de três mortos e o perigo continua. Saiba mais aqui sobre os alertas e informações recentes.

Furacão Kay México Península de Baja California
Furacão Kay sobre a costa oeste do México nesta quarta-feira, 7 de setembro. Imagem: satélite IR-Meteored Argentina

O furacão Kay continua se intensificando. No momento da redação deste texto e de acordo com o boletim 11A do Centro Nacional de Furacões (NHC), o sistema tropical atingiu recentemente a categoria 2 na escala Saffir-Simpson, com ventos sustentados de 155 km/h e rajadas mais altas, e uma pressão central de 975 hPa.

Kay está localizado no Oceano Pacífico, muito próximo da costa oeste mexicana, a apenas 370 km a sudoeste da península da Baixa Califórnia, e está se movendo a 19 km/h na direção noroeste, ameaçando o continente.

O sistema começou como uma perturbação tropical no Golfo de Tehuantepec em 1º de setembro, depois se intensificou sobre as águas quentes do Pacífico na fronteira com a costa oeste mexicana e três dias depois atingiu a categoria de tempestade tropical. Desde o último dia 4 de setembro, a força de seus ventos com categoria de tempestade tropical vem afetando severamente vários Estados.

A tempestade se intensificou para um furacão de categoria 1 na segunda-feira, 5 de setembro à noite, atingindo ventos máximos sustentados de 130 km / h, segundo o NHC, gerando vários danos. Atualmente os seus ventos têm intensidades de categoria 2, e o NHC estima que Kay continuará a encontrar condições favoráveis para a sua intensificação nas próximas horas.

Consequências do furacão Kay

O secretário estadual de Proteção Civil de Guerrero, Roberto Arroyo, declarou à imprensa que três pessoas morreram (dois adultos e uma criança), desde o início desta condição ciclônica. Infelizmente, as autoridades confirmaram no domingo (4) este desfecho trágico, como consequência do Kay, mas é preciso levar em conta que é um dado totalmente preliminar porque o sistema está ficando mais forte e avançando perigosamente para perto da região.

Os estados mais afetados no momento são: Guerrero, Michoacán, Colima, Jalisco e Nayarit, onde houve danos significativos à infraestruturas e casas, árvores e postes de luz tombaram devido às fortes rajadas, maré alta e ondas de vários metros de altura. Além disso, essas mesmas áreas afetadas pelas faixas de nuvens do Kay passaram por chuvas abundantes que provocaram enxurradas, com ruas alagadas e carros arrastados pela força da água, somados ao consequente transbordamento de rios e córregos.

A Costa Grande, Acapulco e a parte alta da Sierra, no Estado de Guerrero, suspenderam suas aulas para não colocar em risco alunos e professores. Vários municípios de Nuevo León, Oaxaca, Sinaloa e no Estado de Baixa Califórnia do Sul também adotaram essa decisão para todos os níveis educacionais.

Previsão, trajetória futura e alertas para o furacão Kay

Kay deve se intensificar, gerando ventos fortes e chuvas abundantes em parte do sul da Península da Baixa Califórnia durante esta quarta-feira, 7 de setembro, conforme notificado pelo NHC. As condições de furacão são possíveis e um alerta está em vigor ao longo da costa centro-oeste da Baixa Califórnia até quinta-feira. Um alerta de tempestade tropical está em vigor sobre parte da costa da Península da Baixa Califórnia a partir desta quarta-feira de manhã.
furacão kay méxico península da baixa califórnia
Previsão da trajetória do furacão Kay com as áreas costeiras sob alerta. Imagem: CNH

Além disso, uma grande região marítima também está em alerta, pois se trata de um grande furacão com ventos com força de tempestade tropical até 335 km do seu centro.

Prevê-se um fraco cisalhamento vertical do vento acompanhado de uma massa de ar bastante úmida em níveis médios. Estes dois fatores favorecem a intensificação de Kay até o dia de hoje (7). Em seguida, espera-se um enfraquecimento a partir de quinta-feira (8), embora Kay continue sendo um forte furacão quando passar perto da península da Baixa Califórnia.

Espera-se para a Península da Baixa Califórnia até 250 mm de precipitação acumulada com máximos pontuais de 380 mm; para o noroeste do México continental até 100 mm com picos isolados de 150 mm, e para o sul da Califórnia e EUA até 125 mm. Esses totais de precipitação podem levar a inundações repentinas e deslizamentos de terra em áreas montanhosas do México.

As ondas de tempestade são prováveis na maior parte da costa oeste mexicana, intensificando-se em direção ao noroeste, com condições que podem colocar em risco a vida das pessoas que estão especialmente nas costas da Península e do Golfo da Califórnia.