Agosto termina com formação de trombas d'água no Reino Unido e nos EUA

Vídeos feitos na Irlanda e no Reino Unido mostram impressionantes trombas d'água. Além disso, seis vórtices foram vistos ao mesmo tempo nos EUA. Agosto termina com estilo no Hemisfério Norte.

Agosto tem sido um mês com intensa variedade de eventos no Hemisfério Norte, desde temperaturas recordes de ondas de calor até tempestades destrutivas. Para encerramento deste Agosto de 2020, trombas d'água foram registradas no final da última semana na Grã-Bretanha.

Há alguns dias, no condado de Kerry, no sudoeste da Irlanda, as pessoas se aglomeraram à beira-mar para testemunhar a exibição impressionante de uma tromba d'água. O vídeo mostra a vórtice que fascinou os espectadores na última sexta-feira (29).

Aqueles que permaneciam em Surrey, Inglaterra, também avistaram uma tromba d'água, enquanto os turistas e residentes em Southwold, no leste do país, viram outra cruzando o mar, aparecendo como um grande "tubo de fumaça", que acabou desaparecendo na distância. Salva-vidas estavam de prontidão, limpando a praia por precaução.

Assim como os tornados, as trombas d'água são colunas de ar estreitas e giratórias, mas em vez de tocar a terra, elas fazem contato com a água.

Originam-se de nuvens cumulonimbus, que às vezes apresentam extensões pontiagudas como nuvens em funil, estendendo-se da base de uma nuvem em direção ao solo, mas sem tocar o o chão. Se uma nuvem em funil atinge a superfície, ela se torna um tornado, mas se em vez disso atinge um corpo d'água, se torna uma tromba d'água.

O vídeo abaixo mostra o fenômeno de forma notável, onde várias trombas d'água foram vistas na costa da Louisiana.

Ainda em Agosto, essas trombas d'água surgiram no Golfo do México, enquanto as tempestades tropicais Laura e Marco se aproximavam da Louisiana. Saiba mais sobre os impactos de Laura na Louisiana depois de se tornar um furacão.