O impacto ambiental da inteligência artificial: um perigo para o planeta?

A Inteligência Artificial é um tema quente na sociedade atual. À medida que se desenvolve e se integra nas nossas vidas, o seu impacto no ambiente torna-se cada vez mais preocupante.

IA, inteligência artificial
Você já se perguntou qual é o custo ambiental de pedir a Siri ou Alexa?

Resumindo de forma bem simples, a Inteligência Artificial (IA) é a combinação de algoritmos desenvolvidos com o objetivo de criar máquinas que imitem a inteligência humana. Desde que surgiram no mercado, todos corremos para testar o que essa IA poderia - ou não - fazer. O que talvez seja surpreendente é que sua popularidade crescente tornou essa ferramenta maravilhosa um risco ambiental crescente. Por exemplo, um estudo recente revelou que qualquer uma dessas plataformas de linguagem natural, como o ChatGPT, consomem uma quantidade absurda de água em sua operação diária porque requerem grandes volumes de água para resfriamento.

Os pesquisadores constataram que foram consumidos mais de 700 mil litros de água no treinamento do GPT-3 da Microsoft, que é parceiro apenas da OpenAI, o que equivale, segundo seus cálculos, à quantidade de água necessária para resfriar um reator nuclear. "O ChatGPT precisa de uma garrafa de água de 500 ml para ter uma conversa simples de 20 a 50 perguntas e respostas", diz o documento. “Embora uma garrafa possa não parecer muito, a pegada hídrica total combinada é extremamente grande, considerando os bilhões de usuários do ChatGPT.”

Uma IA não precisa apenas de muita eletricidade para funcionar, mas também de toneladas de água para resfriar os data centers.

O custo ambiental não é só pelo uso da água. Estima-se que este modelo produza cerca de 3,7 toneladas de CO2 por dia, o que equivale às emissões diárias de um automóvel que percorre 22.000 quilômetros. De acordo com um estudo realizado em 2019, o desenvolvimento de modelos de IA de processamento de linguagem natural gera um consumo de energia equivalente à emissão de 280 toneladas de CO2.

Isso significa que treinar apenas um desses sistemas de IA produziria as mesmas emissões de cinco veículos durante toda a vida útil, incluindo o processo de fabricação. Esse gasto de energia equivaleria a 125 viagens de ida e volta entre Nova York e Pequim.

Desde o início

O impacto ambiental da IA vai além do consumo de água e das emissões de CO2. Em seu relatório "O impacto ambiental da IA: salvador ou destruidor", o Fundação de Ética destacou que a indústria de IA como um todo, incluindo a fabricação de hardware e software, é responsável por 3,7% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Além disso, a produção de hardware e o uso intensivo de energia para treinar e executar modelos de IA geram uma grande quantidade de lixo eletrônico, como placas-mãe, placas de circuito e baterias, que são de difícil reciclagem e podem causar danos ambientais significativos.

Como abordar a pegada ambiental da IA

Essas ferramentas definitivamente vieram para ficar. E seu uso também pode trazer grandes benefícios para o planeta. Por exemplo, a plataforma europeia ENERsip desenvolveu uma plataforma TIC que permite reduzir o consumo de eletricidade a nível residencial em cerca de 30%. Ou a ferramenta Bee2FireDetection, que usa inteligência artificial para detectar automaticamente incêndios em estágios iniciais permitindo uma resposta rápida das autoridades. Mas abordar seu impacto ambiental deve ser uma prioridade a partir de agora.

A pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e sustentáveis são essenciais para reduzir a pegada ambiental da IA. É uma ferramenta poderosa com potencial para transformar o mundo, mas seu impacto ambiental não pode ser ignorado.

Uma das maneiras mais importantes de reduzir a pegada ambiental da IA é por meio da eficiência energética e da implementação de “algoritmos verdes”. Os algoritmos verdes são projetados de forma que, quando executados, funcionem com mais eficiência, consumam menos recursos e alcancem o mesmo resultado que um algoritmo mais complexo.

A implementação de medidas para a sua otimização, a utilização de hardware mais eficiente e a utilização de energias renováveis podem reduzir significativamente a quantidade de energia que utilizam. Adicionalmente, a implementação de políticas de reciclagem e prolongamento da vida útil dos dispositivos eletrônicos também pode ajudar a minimizar o impacto ambiental da IA.