A "inexplicável" maré de sangue em Ormuz

Nas últimas horas, este vídeo viralizou mostrando uma "maré cientificamente inexplicável de sangue". Mistério ou falso? Nós dizemos o que está por trás deste fenômeno espetacular.

youtube video id=5aGfoV4PEPQ

Nas últimas horas, um vídeo viralizou, mostrando um "mar de sangue" vindo da ilha de Hormuz, no Irã. As condições eram inóspitas para a ocorrência do fenômeno, "cientistas e especialistas não encontram nenhuma explicação". Isso é falso. Basta averiguar na "linha do tempo" do autor, Ali Marsal, para ver demais imagens do local. Trata-se de um lugar turístico do Golfo Pérsico justamente por isso, a cor vermelha da paisagem e da água: a Praia Vermelha.

O solo de Ormuz possui uma elevada concentração de óxido de ferro que concede à paisagem uma coloração de tom avermelhado. Onde a areia é mais vermelha, as ondas do mar são tingidas e adquirem um tom rosado. Este componente tem sido utilizado durante décadas na indústria têxtil (tinturaria), cosméticos, vidro e cerâmica, sendo exportado de locais como este. Nos blogues de viagens é fácil encontrar referências da ilha que associam a sua paisagem ao arco-íris, devido à riqueza de cores da terra e rochas, as “montanhas multicolores”. Também se podem encontrar praias vermelhas na Europa, como no município de Muskiz, no País Basco, e na Ilha do Príncipe Eduardo do Canadá, por exemplo.