A foto do ano? Relâmpago atinge o Empire State Building em Nova York

Imagens impressionantes de uma grande tempestade nos EUA se tornaram virais nas redes sociais. As chuvas encerraram um período de onda de calor histórica.

Uma série de fortes tempestades finalmente trouxe alívio ao Estado de Nova Iorque na última segunda-feira (25), após vários dias de calor. Entre as centenas de imagens e vídeos publicados nas redes sociais, destaca-se a fotografia do tweet abaixo, em que foi capturado o momento exato em que um raio atinge o emblemático edifício Empire State.

O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos havia emitido alertas para tempestades severas e inundações repentinas em vários condados de Nova York e Nova Jersey, devido a uma frente fria, que chegou para amenizar as temperaturas na região.

Os últimos dias haviam sido sufocantes, com pelo menos uma morte na cidade de Nova Iorque, de acordo com autoridades no fim de semana.

Newark, a maior cidade de Nova Jersey, atingiu temperaturas de 37,7°C por 5 dias consecutivos nesta recente onda de calor, constituindo a sequência mais longa já registrada. Em média, esta cidade vê este limiar superado apenas uma vez por ano.

Essa onda de calor foi caracterizada ainda pela alta umidade na região, com pontos de orvalho geralmente ficando acima de 21°C, e que caiu para cerca de 10°C após a passagem do sistema frontal.

youtube video id=q5DaubRjwas

Fortes tempestades estão sendo comuns neste verão em Nova Iorque. Na semana passada, foi registrada outra tempestade que provocou inundações e problemas no transporte público, principalmente em Manhattan. Agora, outra frente fria com pancadas de chuva e temporais está se aproximando entre quinta e sexta-feira na região, o que dará lugar a condições muito agradáveis para o próximo final de semana.