A combinação perfeita entre Lua, Marte, Vênus e Saturno aconteceu!

A combinação perfeita entre a Lua, Marte, Vênus e Saturno chamou a atenção nesta segunda-feira. Isso só deve acontecer de novo até 2040, dizem os especialistas. Entenda os motivos.

aglomerado
Vênus, Marte e Saturno se alinharam com a Lua na madrugada desta segunda-feira (28) — Foto: @fotografiaeastronomia/Reprodução

Que os astros e estrelas são observados há milênios, isso todo mundo já sabe. Com o avanço da tecnologia, a observação passou a ser mais detalhada e também mais próxima. Ver as formas e tamanhos de outros planetas é algo intrigante e fascinante, não só para os cientistas, mas para todos aqueles que olham para o céu e imaginam o que tem lá.

Nosso Sistema Solar formado há cerca de 4,7 bilhões de anos, é composto por oito planetas, conforme se considera hoje em dia, além de planetas anões e corpos celestes, como asteroides, meteoros, cometas e satélites. Como se o mundo que nós habitamos já não fosse imenso, a NASA ainda confirmou que existem pelo menos mais cinco mil mundos, já pensou?

Desde que o mundo é mundo foram formadas diversas combinações de tirar o fôlego dos admiradores, a questão é como e onde assistir a tais espetáculos. O mais recente chamou a atenção no início desta semana, em que uma aglomeração planetária foi composta por Lua, Vênus, Marte e Saturno.

Espetáculo a olho nu

Na manhã desta segunda-feira (28), uma aglomeração planetária ganhou destaque: a junção entre a Lua, Marte, Vênus e Saturno. Um verdadeiro espetáculo onde o céu ficou cheio para os padrões de observação do planeta. O evento já havia sido previsto há alguns dias atrás em publicações no Twitter, mas as condições de visibilidade dependeriam do tempo, da nebulosidade.

O céu começou a ficar cheio nas primeiras horas do amanhecer desta segunda-feira, onde nossos vizinhos mais próximos - Marte, Vênus e uma Lua crescente - se juntaram com Saturno, mesmo que mais distante no horizonte.

A expectativa para visualizar a aglomeração era de procurar a Lua no céu a leste-sudeste, isso levando em consideração o lugar em que a pessoa estivesse localizada. O trio de planetas então iria aparecer acima dela, formando um triângulo com Marte à direita e os outros dois planetas à esquerda da Lua.

Como avistar o espetáculo de planetas

Até então todo o arranjo planetário seria visível a olho nu, claro, considerando um local com boa visibilidade, sem nuvens, sem poluição.

Apesar da possibilidade de avistar a combinação a olho nu, uma ajuda de binóculos é sempre bem vinda, e até mesmo o uso de um telescópio se assim o possuir. Quanto mais tecnologia, mais você consegue vislumbrar os mundos individuais com mais detalhes.

youtube video id=_uBdv1IOqZo

A nebulosidade de Vênus, a beleza do planeta vermelho Marte e os majestosos anéis de Saturno são mais fáceis de distinguir com uma ampliação mais poderosa. Até mesmo uma orientação para aproveitar melhor o espetáculo foi dada: Vênus seria o mais brilhante e mais alto no céu dos planetas.

Além desses planetas se aglomerando, Júpiter também poderia participar da reunião, isso, se você tivesse um olho um pouco mais habilidoso para observar o céu.

Vale ressaltar que para quem não conseguiu vislumbrar o aglomerado de planetas nesta segunda-feira, agora vai ter que esperar, e muito. Enquanto esses planetas transitam dentro e fora de vista o tempo todo, Vênus, Saturno e Marte não devem aparecer tão próximos assim no céu até 2040.