5 propostas para ser mais amigo do planeta neste 2023

O início do ano é o momento perfeito para definir novas metas pessoais. Mas também podemos propor ações para melhorar nossa relação com o meio ambiente. Veja aqui algumas ideias fáceis de implementar para incluir em sua lista.

mudanças climáticas, ecologia, sustentabilidade
Este ano, suas metas deveriam incluir ações ecológicas.

Iniciamos um novo ano e, como é comum nesta época, costumamos definir metas pessoais: ir à academia, fazer caminhada 3 vezes por semana, iniciar um novo curso ou workshop, passar mais tempo com amigos e família. Mas também podemos propor ações que nos tornem melhores como indivíduos e que beneficiem o planeta (e também as próximas gerações).

Para este ano, propomos que você pegue pelo menos uma proposta desta lista e a execute durante este 2023. Comece com aquela que você acha mais realista para cumpri-la.

1. Gerar menos resíduos

      Esta é talvez a mais óbvia, mas também uma das mais possíveis devido às políticas de reciclagem e reutilização implementadas pelos governos locais e nacionais nos últimos anos.

      O pequeno esforço de reciclar pode fazer uma grande diferença, pois ajuda alguns tipos de lixo a serem reaproveitados e usados como matéria-prima para outra coisa. Isso pode reduzir significativamente seu impacto ambiental, reduzindo a quantidade de lixo que acaba em aterros sanitários e reduzindo a fabricação de novas matérias-primas que produzem mais gases de efeito estufa.

      2. Diga Não aos plásticos descartáveis

        Esta pode ser a maior resolução verde de seu 2023. Os plásticos de uso único não são apenas altamente poluentes, mas também ameaçam nossos alimentos, o solo, o meio ambiente e a vida silvestre. Evitá-los é fácil, mas requer habituar-se a carregar um saco de pano, usar recipientes reutilizáveis para alimentos ou ter sempre à mão talheres de metal para rejeitar os descartáveis.

        Não se desespere, comece com uma dessas opções e incorpore as demais ao longo do ano.

        3. Economia de energia

          Quantos aparelhos elétricos estão ligados em sua casa? Mesmo que você não os esteja usando, estar conectado à corrente causa consumo de energia. Gerar essa energia que não tem funcionalidade emite muito CO2, que contribui para o aquecimento global. Lembre-se de desconectar os carregadores do computador e do telefone, desligar a cafeteira, a torradeira, entre outros, e apagar as luzes quando não forem necessárias.

          4. Reduza o tempo no banho

            Conservar a água será crucial em um futuro bastante próximo. Mesmo que você não sofra com a falta desse recurso, muitos aquíferos estão diminuindo de volume.

            Um banho de 10 minutos consome 200 litros de água.

            E as consequências disso são a salinização dos solos, o fendimento e colapso da superfície, quebra de infraestruturas e maior perigo de contaminação da água por ter que percorrer mais distâncias.

            5. Manter o automóvel em boas condições

              A manutenção regular e os pneus do carro com a pressão adequada contribuem para uma menor emissão de poluentes e menor consumo de combustível. E ainda, se o deixarmos desligado por algumas vezes e usarmos bicicleta ou caminharmos por curtas distâncias, no final do ano teremos feito uma grande diferença.