Intensa massa de ar polar atinge 9 estados do Brasil neste fim de julho; confira a tendência

Uma nova massa de ar polar deve chegar ao Brasil a partir deste domingo. Após a passagem de uma frente fria, o ar frio vai gerar queda nas temperaturas em 9 estados brasileiros.

    Pessoas agasalhadas caminham pelo centro da cidade. Fonte: Bruno Rocha/ Agencia O Globo.
    Pessoas agasalhadas caminham pelo centro da cidade. Fonte: Bruno Rocha/ Agencia O Globo.

    O restante da semana será marcado por uma sequência de frentes frias que avançam sobre o Brasil e promovem aumento da nebulosidade, chuvas e também a manutenção das temperaturas mais amenas em boa parte do centro-sul do país.

    Nos últimos dias de julho, uma nova massa de ar polar vai atingir áreas de seis estados brasileiros. Sua chegada provoca queda acentuada nas temperaturas, principalmente nos municípios com maiores altitudes. Em alguns pontos a queda na temperatura máxima pode chegar a 7°C entre um dia e o outro.

    A seguir, confira com maiores informações a tendência do tempo nesta semana e como chega a massa de ar frio sobre o Brasil.

    Frentes frias aumentam nebulosidades e chances de chuva no centro-sul

    Nos próximos dias duas frentes frias vão avançar sobre o centro-sul do Brasil. O primeiro sistema frontal causa chuvas em alguns estados do Sul do Brasil ainda nesta quarta-feira (23).

    A partir desta quinta (24), a frente fria avança rapidamente em direção ao Atlântico. No entanto ainda será capaz de provocar chuvas isoladas sobre a Região Sudeste em destaque São Paulo e Rio de Janeiro.

    Previsão de pressão e chuva no domingo durante a noite mostra o ciclone se formando sobre o Rio Grande do Sul.
    Previsão de pressão e chuva no domingo durante a noite mostra o ciclone se formando sobre o Rio Grande do Sul.

    No decorrer da sexta-feira (25) a frente fria já estará completamente sobre o Atlântico, e perde intensidade sobre as áreas continentais. Contudo, ainda haverá presença de instabilidades e chuvas isoladas sobre os estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.

    A partir da noite de sábado (26) e ao longo do domingo (27) teremos a formação de um novo ciclone sobre o Rio Grande do Sul e vai provocar chuvas intensas e tempestades sobre os demais estados da Região Sul. No domingo (27) O sistema já irá se encontrar melhor organizado e avança para áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

    Última semana de julho começa com intensa massa de ar polar

    Após a passagem de algumas frentes frias sobre o centro-sul do Brasil que provocaram chuvas e aumento da nebulosidade, é a vez de uma massa de ar frio avançar sobre o país no início da próxima semana contrastando com o calor presente em áreas do Brasil central.

    Anomalia de temperatura em 850 hPa para a noite de segunda-feira (28) mostra avanço da massa de ar polar sobre o centro-sul do Brasil.
    Anomalia de temperatura em 850 hPa para a noite de segunda-feira (28) mostra avanço da massa de ar polar sobre o centro-sul do Brasil.

    A tendência é de que as temperaturas comecem a cair já na manhã de domingo (27). À medida que a massa de ar polar avança sobre o Brasil, nove estados podem registrar queda nas temperaturas até terça-feira (30). Confira a lista:

    • Rio Grande do Sul
    • Santa Catarina
    • Paraná
    • São Paulo
    • Minas Gerais (Triângulo Mineiro, sul e leste de Minas)
    • Rio de Janeiro
    • Mato Grosso do Sul
    • Mato Grosso (sul do estado)
    • Goiás (sul do estado)

    A presença da massa de ar polar sobre o país traz de volta a preocupação com as temperaturas baixas, com a possibilidade de novos registros de geadas e de temperaturas negativas. Até o momento as chances de temperaturas negativas sobre as regiões mais altas do Brasil são baixas.

    O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com prevê temperaturas próximas a 8°C sobre o extremo sul do Rio Grande do Sul. Lembrando que em localidades com maiores altitudes se torna necessário realizar pequenas correções em relação às temperaturas, com isso, em áreas da serra catarinense as temperaturas ficam próximas a 5°C nesta noite de segunda-feira (28).

    Temperatura prevista para a noite de segunda-feira 928) indica queda nas temperaturas sobre áreas de atuação da massa de ar polar.
    Temperatura prevista para a noite de segunda-feira 928) indica queda nas temperaturas sobre áreas de atuação da massa de ar polar.

    Nos municípios do Paraná, São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul, a massa de ar polar começa a chegar nesta segunda (28). Em Maringá/PR e Dourados/MS, por exemplo, máxima de 33°C neste domingo (27). Na segunda-feira (28) previsão de queda de até 10°C na temperatura máxima, com previsão de 26°C para Maringá/PR e de apenas 23°C em Dourados/MS.