Semana Santa no Brasil: tendência do tempo

À medida que os dias avançam, a previsão do tempo está se tornando cada vez mais importante para o fim de semana prolongado da Páscoa em 2018.

A Semana Santa Santa está chegando e a previsão antecipada pode ajudar no planejamento das festividades.

A duas semanas do fim de semana da Páscoa muitas pessoas começam a procurar saber sobre a previsão do tempo, uma vez que será um momento em que se realizarão muitas procissões e eventos ao ar livre, além de ser um momento no qual milhares costumam viajar com seus familiares.

É importante saber que as previsões de mais de duas semanas proporcionar erros grosseiros se for exigido certo grau de precisão, como quantidade de chuva e valores de temperatura. No entanto, é possível recorrer a certos modelos de previsão de longo prazo, como o NOAA CFSv2, para determinar a tendência das condições do tempo na Semana Santa.

Chuva e temperatura: O que se pode esperar?

O modelo CFSv2 mostra anomalias de temperatura média do ar e de precipitação para o período da Semana Santa. O mapa referente à temperatura nos mostra anomalias positivas do sul de Minas Gerais até o sul do Rio Grande do Sul, e negativas em áreas próximas ao Paraguai, norte mineiro e no estado da Bahia. Em relação à precipitação, se observa uma condição mais úmida do norte gaúcho até o Pará e, mais seco, do Rio de Janeiro até o Maranhão.

Anomalias de precipitação (esquerda) e de temperatura (direita) segundo o modelo CFSv2. Fonte: Tropical Tidbits.

Com esses primeiros indícios pode-se dizer que o tempo ao longo da Semana Santa na Região Sul e nos estado do Mato Grosso do Sul e São Paulo, será mais instável e quente, ou seja, mais propícia a ocorrência de temporais. Essa condição ocorrerá devido a uma maior atuação de frentes frias e da formação de baixas pressões no Paraguai, o que acarreta em uma maior frequência de ventos de norte (mais quentes) e de chuvas intensas.

Já para a porção que vai do Rio de Janeiro até o norte da Região Nordeste, a previsão é tempo firme e quente, mesmo com as anomalias negativas, o que traz uma condição bastante favorável para as festividades ao ar livre. As temperaturas mais elevadas podem ser registradas na faixa litorânea do norte paulista ao sul do Espírito Santo.