Semana com frente fria, canal de umidade e massa de ar frio: INMET emite alerta para 17 estados

INMET emite alerta para 17 estados para esta segunda e terça-feira. Além disso, a semana conta com frente fria, canal de umidade e massa de ar frio sobre o Brasil.

A semana começa com tempo estável em boa parte da Região Sul do Brasil, isto porque um sistema de alta pressão atua sobre a área e dificulta a formação de nebulosidades. Outro contribuinte são as temperaturas mais amenas no Sul do país devido a entrada da massa de ar frio.

Massa de ar frio, canal de umidade e frente fria: a semana do feriado de Páscoa será marcada por alertas de chuvas intensas e queda de temperatura em boa parte do Brasil, principalmente nos estados do Sul do país.

Nas outras áreas do país, há previsão de chuvas com potencial para transtornos. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alguns alertas para esta segunda-feira (14), principalmente em áreas do centro-norte do Brasil devido aos riscos de chuvas intensas, confira a lista:

  • Minas Gerais
  • Rio de Janeiro
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Mato Grosso
  • Tocantins
  • Bahia
  • Piauí
  • Maranhão
  • Pará
  • Amapá
  • Roraima
  • Rondônia
  • Acre
  • Amazonas

No dia seguinte, terça-feira (15), as chances de chuvas intensas se espalham ainda mais pelo país. Pequenas áreas da Região Sul entraram para a lista de alertas do INMET, bem como Mato Grosso do Sul e São Paulo. Ao todo 17 estados estão sob alerta do INMET.

Confira a previsão do tempo com mais detalhes para este início de semana e veja também a tendência para os próximos dias.

Canal de umidade e frente fria aumenta o potencial de chuvas no Brasil

Nesta segunda-feira (14), uma frente fria se encontra na altura dos estados do Sudeste e provoca chuvas intensas em diversos municípios. Demais regiões brasileiras também têm previsão de chuva na tarde de hoje (14) e se encontram sob o alerta amarelo de chuvas intensas. Nestes casos, as áreas afetadas podem registrar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia acompanhados por ventos intensos (40-60 km/h).

Na terça-feira (15), o canal de umidade começa a ganhar forma e já provoca chuvas sobre o Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Paraná e de Santa Catarina, além do Triângulo Mineiro. O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que essas as áreas possuem maior potencial para chuvas intensas e transtornos.

Previsão de precipitação para a tarde de terça-feira (15), segundo o modelo ECMWF.
Previsão de precipitação para a tarde de terça-feira (15), segundo o modelo ECMWF.

No centro-norte do país, o INMET emitiu alerta laranja sobre o Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e noroeste do Mato Grosso, os estados podem registrar chuvas de até 50 mm/h e um acumulado de 100 mm/dias. A presença de umidade proveniente da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), provoca o aumento das chances de chuvas intensas com grandes potenciais para transtornos.

Entre quarta-feira (16) e sexta-feira (18) um canal de umidade estará atuando sobre áreas do Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Sul do Brasil. O canal vai se acoplar a uma baixa pressão no Atlântico na altura dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A faixa entre o litoral do Sudeste e Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, possuem riscos de chuvas intensas, principalmente a partir de quarta-feira (16).

Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de quarta-feira (16), segundo o modelo ECMWF.
Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de quarta-feira (16), segundo o modelo ECMWF.

Os maiores volumes de precipitação deste período devem ocorrer na tarde de quarta-feira (16) no Triângulo Mineiro, sul de Minas, Norte de São Paulo, Espírito Santo e em áreas do Mato Grosso do Sul e de Goiás. Na Região Norte, Rondônia e Amazonas também entram na lista com grande potencial para chuvas intensas.

Massa de ar frio atua no país e causa queda nas temperaturas

Uma massa de ar frio está atuando sobre o país neste exato momento. Algumas capitais estão registrando temperaturas mais amenas e isso deve permanecer até o final de semana.

Temperatura mínima prevista para a manhã de quarta-feira (16), segundo o modelo ECMWF.
Temperatura mínima prevista para a manhã de quarta-feira (16), segundo o modelo ECMWF.

No Sul do país, as regiões da Serra Catarinense e Gaúcha e sul do Rio Grande do Sul tem previsão de mínima entre 10 e 12°C nesta quarta-feira (16) e isto deve se manter no amanhecer de quinta (17) e sexta-feira (18). A massa de ar frio também diminui as temperaturas em outros estados brasileiros. No Paraná, por exemplo, Guarapuava/PR tem previsão de 13°C, e de 16°C na capital, Curitiba/PR.

Mas se engana quem pensa que a massa de ar frio ficará restrita apenas a porção Sul do Brasil; áreas do Centro-Oeste também vão registrar queda de temperaturas nesta quarta (16) e quinta- feira (17). A capital Campo Grande/MS, tem máxima prevista de apenas 26°C para os dois dias, e de apenas 25°C em Belo Horizonte/MG.

Anomalia de temperatura horária para a tarde de quarta-feira (16).
Anomalia de temperatura horária para a tarde de quarta-feira (16).

O Triângulo Mineiro e Oeste Paulista possui previsão de temperaturas um pouco mais baixas, variando entre 22 e 26°C até quinta-feira (17). Mesma situação prevista para o centro e sul goiano, onde as temperaturas máximas ficam na casa dos 24°C.