Sem trégua para o Rio Grande do Sul e o Nordeste

Tempo instável continua sobre o Rio Grande do Sul e nos próximos dias são esperados acumulados elevados. No leste do Nordeste, os ventos de leste continuam a provocar bastante chuva. Confira os detalhes e quando haverá mudança aqui.

Chuvas não dão trégua para o Rio Grande do Sul e o leste do Nordeste nos próximos dias.

Nos próximos dias o tempo seco e quente predomina em boa parte do país, com chuvas concentradas nos extremos norte, sul e leste. Na Região Sul, um sistema frontal se mantém estacionário e são esperados volumes elevados no estado do Rio Grande do Sul. Já no Nordeste, as chuvas são menos volumosas, mas mesmo assim, ocorrem de fraca a moderada intensidade devido a atuação dos ventos de leste.

Previsão do tempo

A quarta-feira (24) segue chuvosa em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com tempo nublado e sem chuva somente no extremo norte do estado. Pela manhã ocorrem as chuvas mais intensas, com diminuição na parte da tarde. Mesmo assim, no Oeste, Campanha e Sul há previsão de chuva moderada. No restante da Região Sul, o tempo segue firme e ensolarado, com maior concentração de nuvens no sul de Santa Catarina, onde há previsão de chuva fraca durante a noite.

Na faixa leste do Nordeste, tempo nublado e chuvoso desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. O destaque fica para a região entre Maceió e João Pessoa, onde são esperadas chuvas volumosas, principalmente, em Recife.

Na quinta-feira (25), um sistema baixa pressão se forma sobre o Uruguai e a Argentina, mantendo o tempo instável no Rio Grande do Sul, onde há previsão de chuva moderada a forte pela manhã no Oeste e na Campanha, e a partir da tarde em todo o estado. Há risco para temporais e alagamentos. Em Santa Catarina e no Paraná, a nebulosidade também aumenta e há previsão de chuva fraca nas áreas mais ao leste desses estados. Mais para o fim do dia, pancadas são previstas no oeste catarinense e no sudoeste do Paraná.

No Nordeste sem grandes mudanças. O tempo instável continua em toda a faixa leste, com os maiores acumulados de chuva ocorrendo entre Aracaju e João Pessoa. Há potencial para transtornos como alagamentos e deslizamento de terra.

Na sexta-feira (26), a baixa pressão e sua frente fria associada continuam a influenciar o tempo na Região Sul. O tempo fica nublado em boa parte da Região, com tempo mais firme somente no norte do Paraná. Previsão de chuva forte pela manhã no oeste de Santa Catarina, centro-norte e leste do Rio Grande do Sul. O ar frio diminui as temperaturas nas demais regiões do estado gaúcho, proporcionando sensação de frio. A partir do meio da tarde, a frente fria provoca chuva no oeste e sul do Paraná e em todo o estado de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul as chuvas ainda ocorrem com força no leste e nordeste, com redução a partir do início da noite.

Já para o Nordeste, as chuvas reduzem de abrangência e diminuem no sul da Bahia. No entanto, os volumes elevados se mantêm entre Maceió e Recife, e passam a ocorrer em Salvador. Alerta para alagamentos e deslizamento de terra.