São Paulo está sob alerta de tempestades e chuva forte até pelo menos a próxima segunda-feira, 19
Ao longo dos próximos dias, continuam ocorrendo pancadas de chuva e temporais isolados em São Paulo, que ganham reforço na próxima segunda-feira devido à aproximação de uma frente fria na costa do estado.

Os próximos dias no estado de São Paulo serão marcados por sol entre muitas nuvens, o que manterá a sensação de abafamento. A combinação de calor, alta umidade e de um cavado meteorológico mantém condições para pancadas de chuva que podem, por vezes, ser fortes e vir acompanhadas por raios, rajadas de vento e granizo pontual. Há alerta de tempestades isoladas, especialmente entre as tardes e as noites.
Na próxima segunda-feira (19), uma nova frente fria se aproxima da costa de São Paulo, reforçando as condições para chuvas intensas e tempestades no estado. Contudo, já na terça-feira (20), com o sistema frontal se deslocando para norte, teremos uma diminuição do potencial de precipitação na região.
Veja abaixo mais detalhes da previsão do tempo para os próximos dias.
Chuvas e temporais ao longo dos próximos dias em SP
A sexta-feira (16) começa com bastante nebulosidade no estado de São Paulo e podem ocorrer chuvas fracas e isoladas em todo o território.
Contudo, a partir da tarde as instabilidades aumentam e são esperadas chuvas de até forte intensidade em todas regiões, as quais podem ocorrer em forma de pancadas e acompanhadas por descargas elétricas (raios). Não se descarta queda de granizo isolado. Durante a noite, o tempo tende a ficar firme no estado.
No fim de semana as condições do tempo não serão diferentes. O sábado (17) e o domingo (18) começam com céu com muitas nuvens em São Paulo, com risco de pancadas de chuva na faixa leste do estado e chuvas fracas e isoladas nas demais áreas.
Durante as tardes do fim de semana, as chuvas aumentam e há riscos de pancadas localmente fortes e tempestades isoladas em todas as áreas do estado, mas principalmente no domingo (18). E pela presença de calor e umidade, ainda não se descarta queda de granizo.

Na noite do sábado (17), ainda há potencial para pancadas isoladas, especialmente em áreas do centro e do interior do estado de São Paulo, mas que vão perdendo intensidade à medida que a noite avança.
Já na noite do domingo (18), são esperadas chuvas mais abrangentes e de até moderada intensidade no estado, que podem vir acompanhadas por descargas elétricas em algumas localidades.
Na segunda-feira (19), mapa abaixo, a aproximação da frente fria costeira reforça as instabilidades em São Paulo, mantendo o alerta para condições adversas ao longo do dia. A tendência é de que no período da manhã já ocorram chuvas moderadas na faixa leste do estado.

Estas chuvas ganham intensidade no período da tarde, e ocorrendo de forma mais abrangente em todo o território. Elas podem ocorrer em forma de pancadas mais fortes e acompanhadas por tempestades em algumas localidades. Durante a noite, ainda haverá condições para pancadas isoladas no oeste, noroeste e leste do estado.
Contudo, na terça-feira (20), a frente fria se afasta de São Paulo, se deslocando na direção norte, e as temperaturas dão uma leve amenizada no estado. O potencial para chuvas diminui consideravelmente, sendo esperadas pancadas isoladas apenas em áreas do norte e chuvas fracas na faixa litorânea do estado.

Os acumulados de chuva totais até a noite da próxima segunda-feira (19) registrarão valores significativos de mais de 100 mm nas regiões da Grande São Paulo e Baixada Santista, podendo pontualmente chegar aos 140 mm em algumas localidades. Por exemplo:
- São Paulo Capital: 102 mm
- Suzano: 111 mm
- Santo André: 117 mm
- Arujá: 120 mm
- Cubatão: 123 mm
- Rio Grande da Serra: 140 mm
Nas demais áreas do estado, os volumes de chuva variam, principalmente, entre 40 mm e 80 mm até a noite da segunda-feira (19).