Pancadas de chuva e tempestades atingem 14 estados do Brasil e deixam alertas nesta sexta, 16; confira a previsão

Nesta sexta-feira o corredor de umidade continua organizado sobre o Brasil Central e o tempo muda no Sul do Brasil, instabilidades surgem após a chegada de frente fria nas primeiras horas do dia.

    Previsão de chuvas fortes e tempestades deixam 14 estados em alerta nesta sexta (16). Foto: Cemig.
    Previsão de chuvas fortes e tempestades deixam 14 estados em alerta nesta sexta (16). Foto: Cemig.

    A tarde desta quinta-feira (15) apresenta previsão de pancadas de chuva fortes e risco de tempestades em áreas do Sudeste, além de pontos isolados do Centro-Oeste e da Região Sul do Brasil. Há potencial para transtornos, cenário que já foi observado na capital paulista ao longo desta terça (13) e quarta-feira (14).

    Para esta sexta-feira (16), uma nova rodada de chuvas atinge grande parte do país. Os modelos indicam risco elevado de chuvas intensas e tempestades, deixando 14 estados em alerta. Confira a lista:

    • Rio Grande do Sul
    • Santa Catarina
    • Paraná
    • São Paulo
    • Minas Gerais
    • Rio de Janeiro
    • Mato Grosso do Sul
    • Goiás
    • Mato Grosso
    • Rondônia
    • Acre
    • Amazonas
    • Pará
    • Amapá

    Acompanhe a previsão do tempo com mais informações e detalhes para esta sexta-feira (16).

    Sudeste mantém alerta e chuvas retornam ao Sul do Brasil

    As primeiras horas desta sexta-feira (16) marcam a chegada de uma nova frente fria à Região Sul do Brasil. O sistema avança ao longo do dia, mantendo o tempo instável e elevando os riscos de chuvas intensas e tempestades. Durante a madrugada, há previsão de chuvas fracas a moderadas sobre o oeste do Rio Grande do Sul.

    Chuva prevista para a tarde de sexta-feira (16) de acordo com o modelo ECMWF.
    Chuva prevista para a tarde de sexta-feira (16) de acordo com o modelo ECMWF.

    Até o final da manhã, as chuvas perdem intensidade no território gaúcho. No entanto, o céu segue encoberto e carregado, com possibilidade de garoa no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em contrapartida, os riscos de tempestades aumentam no estado de São Paulo, especialmente no leste paulista.

    O período da tarde concentra o maior potencial de instabilidades sobre São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e o sul do Rio de Janeiro. Há risco de temporais com potencial para transtornos, exigindo atenção redobrada nessas áreas, principalmente em São Paulo/SP.

    No início da tarde, as chuvas voltam a ganhar intensidade no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, as precipitações tendem a ser mais fracas, embora não se descarte a ocorrência de pancadas localmente fortes no oeste do estado. No Paraná, o centro-oeste apresenta tempo parcialmente nublado, enquanto a porção leste registra chuvas fortes durante a tarde.

    Probabilidade de chuva para a tarde de sexta-feira (16) mostra áreas em vermelho no leste de SP, incluindo a capital.
    Probabilidade de chuva para a tarde de sexta-feira (16) mostra áreas em vermelho no leste de SP, incluindo a capital.

    No Sudeste, os alertas abrangem todo o estado de São Paulo, o sul de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o extremo sul do Rio de Janeiro. Nessas áreas, há previsão de chuvas intensas e tempestades acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, além de risco de alagamentos e queda de árvores.

    Centro-Oeste e Norte com chances de tempestades

    Após uma manhã com presença de sol entre nuvens em Mato Grosso do Sul e Goiás, a tarde desta sexta-feira (16) exige cautela. Há previsão de pancadas de chuva forte e tempestades nos dois estados, com destaque para o leste sul-mato-grossense e o sul de Goiás, onde podem ocorrer prejuízos, especialmente para os produtores rurais.

    Em Mato Grosso, o céu permanece encoberto durante boa parte do dia, com chuvas já previstas pela manhã no norte do estado. As precipitações se espalham pela porção norte mato-grossense e avançam em direção ao sul do Pará. No Acre, o tempo permanece fechado, assim como no oeste do Amazonas, onde as chuvas ocorrem até o final da manhã.

    Água precipitável na tarde desta sexta-feira (16) evidencia grande quantidade na região Norte e avanço de frente fria sobre a Região Sul.
    Água precipitável na tarde desta sexta-feira (16) evidencia grande quantidade na região Norte e avanço de frente fria sobre a Região Sul.

    Durante a tarde, as instabilidades se intensificam, devido a grande quantidade de água disponível na atmosfera. Haverá com maior desenvolvimento vertical das nuvens, elevando as chances de pancadas mais intensas e de tempestades. Atenção para o noroeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas e Pará.