Previsão de chuva forte com granizo no Centro-Sul do país

Nos próximos dias as condições meteorológicas serão típicas de verão, com calor e pancadas de chuva de forma rápida e passageira nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em Minas Gerais a semana pode ter granizo e potencial para transtornos.

Alerta de temporais para os próximos dias no Centro-Sul
Alerta de temporais ainda continua para o Sudeste, com potencial para transtornos em Minas Gerais.

Nos próximos dias a combinação do calor e da alta umidade estimulam a convecção e pancadas de chuva em boa parte do Amazonas e Acre, na região leste do Mato Grosso do Sul, no sul de Minas Gerais e em parte de São Paulo. Na região Sul do país os maiores volumes irão se concentrar no norte do Rio Grande do Sul, passando pelo meio oeste de Santa Catarina até o Paraná.

Destaques para quarta-feira

Nesta quarta-feira (06) o dia começa com alertas para temporais no norte do Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e Paraná, com potencial para transtornos com queda de granizo e rajadas de vento. As tempestades na região Sul estão associadas às instabilidades formadas pelo sistema de baixa pressão na região do Paraguai e Argentina. As chuvas também devem ocorrer pela manhã no centro e sul do Mato Grosso do Sul, norte do Mato Grosso e em boa parte do Amazonas.

Durante a tarde o sistema de baixa pressão irá se deslocar para a costa da região Sul, trazendo chuvas de moderada à forte intensidade em praticamente toda região, exceto na faixa oeste onde o tempo fica firme. A baixa pressão irá estimular o desenvolvimento de instabilidades em boa parte do Centro-Oeste, São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais, onde as chuvas podem vir acompanhadas de granizo.

Destaques para quinta-feira

Na quinta-feira (07) o dia começa com pouca nebulosidade sem ocorrência de chuva em praticamente todo país, exceto na faixa oeste do Amazonas, onde as chuvas serão mais pontuais porém com volumes significativos.

No final da manhã e início da tarde as condições começam a mudar na região Centro-Sul do Brasil. Devido a influência de uma nova área de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina e também na costa da região Sul brasileira, a previsão é de mais chuva em praticamente todo o Sul, boa parte do Sudeste e em regiões do Centro-Oeste durante a tarde.

Previsão aponta semana com chuvas fortes no Sul e instabilidade na região central do país, podendo trazer transtornos na região Sudeste, com risco de granizo e erosão do solo em Minas Gerais.

Com a formação de uma frente fria associada ao ciclone, o alerta para tempestades ocorre durante a noite na faixa que vai desde a região litorânea paranaense, passando por São Paulo, sul de Minas Gerais, até áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Destaques para sexta-feira

A frente fria avança pela região Sudeste e parte do Centro-Oeste na manhã de sexta-feira (08), atuando no centro-norte de Minas Gerais e em Goiás. A chuva perde intensidade ao longo da manhã nessas regiões e há chance para chuvas isoladas em São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais.

A partir da tarde, as instabilidades se espalham e ganham intensidade, no entanto, as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas em praticamente toda a Região Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Sul, podendo ocorrer na forma de temporais. As chuvas mais intensas atingem toda a costa leste de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo. Em Minas Gerais e Mato Grosso estão previstas pancadas de chuva mais isoladas e com potencial para transtornos no centro-sul de Minas.