Partes de SP e RJ terão aumento dos ventos, chuva e frio com frente fria; confira a previsão

SP e RJ serão os estados mais afetados por ventos de até 60 km/h, além da chuva e do frio. Mudança no tempo ocorre devido a passagem de frente fria próximo aos dois estados na sequência da semana.
- Veja também: RS com chuva acima da média: 150 a 250 mm na primeira quinzena; trigo e hortas de inverno estão no radar
A passagem da frente fria, mesmo já afastada do continente, provoca mudanças no tempo do Sudeste do Brasil a partir desta sexta-feira (5). O transporte de umidade para a região, impulsionado pelos ventos nas camadas mais altas da atmosfera, aumenta a instabilidade e favorece a formação de nuvens.
Confira agora a previsão do tempo com mais informações para os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Calor e frio marcam fim de semana
O estado de São Paulo enfrenta dois extremos neste final de semana. No oeste paulista, em cidades como Presidente Prudente/SP, Araçatuba/SP e São José do Rio Preto/SP, as temperaturas durante as tardes devem ser bastante elevadas. A previsão indica que a máxima média na região ficará próxima dos 35°C.

Outras áreas de São Paulo também terão temperaturas elevadas, como o Vale do Paraíba, onde as máximas chegam a 33°C nesta sexta-feira (5). No Rio de Janeiro, o calor se mantém presente, com cidades como Volta Redonda/RJ, Itaboraí/RJ e Duque de Caxias/RJ registrando temperaturas entre 30°C e 32°C amanhã (5).
A queda nas temperaturas será sentida já nas manhãs de sábado (6) e domingo (7), quando os termômetros variam entre 12°C e 15°C no litoral e sul paulista, e entre 16°C e 19°C no estado do Rio de Janeiro.

Mas a principal mudança ocorre durante a tarde, quando as temperaturas máximas despencam. No litoral e em grande parte do leste paulista, incluindo a capital, os termômetros não devem ultrapassar os 20°C. No estado do Rio de Janeiro, os valores ficam um pouco mais elevados, variando entre 22°C e 24°C, com máxima de 23°C na capital fluminense neste sábado (6) e domingo (7).
SP e RJ com previsão de chuva e rajadas de vento
Ao final da noite de sexta-feira (5), com a aproximação da frente fria, os ventos de quadrante sul ganham força e passam a atingir cidades do interior e do litoral de São Paulo, além do Rio de Janeiro.
No decorrer do sábado (6), as rajadas podem superar os 50 km/h em municípios como Itu/SP, Campinas/SP e Botucatu/SP, avançando também em direção à faixa litorânea.

Já no domingo (7), os ventos voltam a ganhar intensidade sobre o litoral, com rajadas acima de 40 km/h, que se estendem desde o sul de São Paulo até o litoral norte do Rio de Janeiro. O mar fica agitado nessa faixa e, em áreas mais afastadas da costa, as rajadas podem superar os 60 km/h.
Com a intensificação dos ventos, há maior transporte de umidade para o continente. Assim, ao contrário do que se observa no oeste e norte paulista, as regiões sul e leste do estado já terão a presença de nuvens desde a manhã desta sexta-feira (5), deixando o tempo parcialmente nublado a nublado em várias cidades.

Ainda ao longo desta sexta-feira (5), pancadas de chuva estão previstas para ocorrer em cidades como Santos/SP e em pontos isolados da Região Metropolitana de São Paulo. Na capital paulista, o tempo começa a mudar a partir do meio da tarde, com o aumento da nebulosidade.
No sábado (6), as chuvas ganham reforço e atingem todo o litoral paulista durante a tarde, além de algumas áreas do interior, como São Roque/SP. O dia será fechado, com predomínio de céu nublado e possibilidade de chuva leve ou garoa, veja a previsão para São Paulo/SP.

No Rio de Janeiro, as chuvas se concentram no sul do estado, com destaque para Paraty/RJ e Angra dos Reis/RJ. Também há previsão de chuva para a capital fluminense, mas os volumes previstos não devem ser suficientes para causar transtornos significativos na cidade.