Onda de calor já está atuando e INMET emite alerta vermelho para a Região Sul

A primeira onda de calor de 2026 já está atingindo os três estados da região Sul, o que resultará em um calor extremo de até 44°C sobre o Rio Grande do Sul até a próxima sexta-feira.

Previsão de temperaturas máximas na sexta-feira destaca as regiões que serão afetadas com maior severidade (cores acinzentadas) pela onda de calor, com destaque para o RS.
Previsão de temperaturas máximas na sexta-feira destaca as regiões que serão afetadas com maior severidade (cores acinzentadas) pela onda de calor, com destaque para o RS.

Previsões indicam uma tendência de redução significativa das chuvas ao longo dos próximos dias acompanhada de um rápido aumento das temperaturas. O resultado será calor intenso e tempo extremamente seco nos estados da região Sul.

Graças à isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho de grande perigo devido à onda de calor para esta semana. Há risco de temperaturas muito acima da média por período maior do que 5 dias.

Alguns municípios podem registrar temperaturas superiores a 40°C até a sexta-feira (6). Entre as regiões mais afetadas pela onda de calor, estão:

  • Rio Grande do Sul (especialmente o centro ocidental, sudoeste e noroeste);
  • Santa Catarina (especialmente o oeste catarinense e a região serrana);
  • Paraná (oeste, sudoeste e centro-sul paranaenses).

O calor nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba será menor, porém ainda assim perceptível. As máximas chegam a 36°C em Porto Alegre e Florianópolis e a 33°C em Curitiba, embora municípios próximos das capitais possam registrar até 40°C de máximas.

Temperaturas chegam a 44°C em cidades gaúchas

Já nesta quarta-feira (4), previsões indicam que as temperaturas no Rio Grande do Sul estarão chegando a 41°C, com destaque para municípios mais próximos do Uruguai e da Argentina. Essas temperaturas tendem a aumentar ainda mais, chegando a patamares de até 44°C na sexta-feira (6), como é possível observar na imagem abaixo.

Previsão de temperaturas máximas na sexta-feira destaca as regiões que serão afetadas com maior severidade, incluindo o RS, que registrará máximas de até 44 graus no oeste.
Previsão de temperaturas máximas na sexta-feira destaca as regiões que serão afetadas com maior severidade, incluindo o RS, que registrará máximas de até 44 graus no oeste.

É possível também observar que grande parte do Rio Grande do Sul registrará temperaturas máximas acima dos 40°C, assim como alguns municípios localizados de Santa Catarina (não só no oeste do estado, como também em municípios mais próximos de Florianópolis).

Enquanto isso, no Paraná, as temperaturas máximas atingem 39°C em diversos municípios do estado. Não se exclui a possibilidade de que os termômetros cheguem também a 40°C em algumas cidades pontuais.

Previsão de Extreme Forecast Index (EFI) para sexta-feira mostra que o pico do calor deve ocorrer neste dia, com alta probabilidade de temperaturas máximas incomuns, especialmente no RS.
Previsão de Extreme Forecast Index (EFI) para sexta-feira mostra que o pico do calor deve ocorrer neste dia, com alta probabilidade de temperaturas máximas incomuns, especialmente no RS.

Índices como o Extreme Forecast Index (EFI) do modelo ECMWF sugerem que o pico do calor ocorrerá na sexta-feira (6), quando as maiores temperaturas serão registradas na região Sul. Neste dia, há possibilidade alta de condições meteorológicas muito incomuns ou extremas.

Calor termina no sábado

Depois deste calor escaldante, já entre a noite de sexta-feira (6) e o sábado (7), o avanço de uma frente fria causará nebulosidade e chuva na região, trazendo um merecido alívio para o calor. Além disso, após a passagem do sistema frontal, uma massa de ar frio avançará pelo Rio Grande do Sul.

Previsão de ventos e anomalias de temperatura em 850 hPa mostra uma massa de ar frio avançando pela região Sul e fazendo as temperaturas caírem, finalizando a onda de calor da semana.
Previsão de ventos e anomalias de temperatura em 850 hPa mostra uma massa de ar frio avançando pela região Sul e fazendo as temperaturas caírem, finalizando a onda de calor da semana.

Até o domingo (8), o ar frio também estará atuando sobre Santa Catarina e Paraná, resultando numa queda das temperaturas que marcará o fim da onda de calor. O sistema trará uma queda brusca de até 10°C para diversos municípios - Porto Alegre, por exemplo, que terá temperaturas de até 36°C na sexta-feira, passa a registrar apenas 26°C no sábado.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso novo canal de Whatsapp. Siga-nos e ative as notificações!

No entanto, o horário exato e a intensidade dessa queda das temperaturas podem variar bastante de município para município. Por isso, não deixe de acompanhar as atualizações e as previsões específicas para a sua cidade. Tudo isso está disponível aqui no portal da Meteored | Tempo.com.