O tempo neste fim de semana: aumento das chuvas, alerta de tempestades e queda das temperaturas

A atuação de duas frentes frias sobre o país trará chuvas para todas as regiões do Brasil durante o final de semana. Além disso, uma massa de ar frio fará as temperaturas caírem no centro-sul do país.

Tempestade em Salvador, Bahia.
Duas frentes frias trazem chuvas para todas as regiões do Brasil no final de semana - Inclusive para o Nordeste. Além disso, uma massa de ar frio fará as temperaturas caírem.

Ao longo deste final de semana, pancadas de chuva serão registradas em praticamente todo o país. No Nordeste, uma das regiões mais afetadas é Salvador - onde, já nesta quinta-feira (20), foram registrados diversas ocorrências de alagamentos, desabamentos, deslizamentos de terra e destelhamentos devido ao avanço de tempestades fortes.

Previsões indicam que pancadas de chuva continuarão se formando na região Nordeste - especialmente na Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí - ao longo desta sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23). Isso traz potencial de mais transtornos para a região, com acumulados que podem chegar a mais 250 mm de chuva.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo mostra que há risco de chuvas com intensidade superior a 100 mm em BA e TO - com acumulados de até 250 mm em Salvador.

A mesma faixa de chuva também causará acumulados altos de chuva no Tocantins, onde os volumes de chuva podem chegar a 150 mm. A atmosfera também manterá o tempo instável no restante da região Norte, ocasionando pancadas de chuva durante a tarde e a noite em todos os estados.

Frente fria avança pelo centro-sul do país

O avanço de uma nova frente fria também fará chuvas se formarem em toda a região Sul, avançando pelo Rio Grande do Sul já na sexta-feira (21) e atingindo Santa Catarina e Paraná ao longo do final de semana.

Previsão de probabilidade de chuva no domingo durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva no domingo durante a tarde mostra pancadas de chuva se formando em RS e SC e se espalhando também pelo Sudeste e pelo Centro-Oeste do país.

No RS, os acumulados totais de chuva serão baixos e só há previsão de chuvas fracas. Em SC e no PR, no entanto, os acumulados podem ser maiores, com chuvas moderadas de até 50 mm que podem causar transtornos como pequenos alagamentos.

Como é possível observar na figura acima, o sistema também organizará a circulação de ventos e umidade sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, ocasionando pancadas de chuva moderadas com acumulados similares também nestas regiões - com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde pancadas localizadas se formam durante a tarde e a noite.

Temperaturas caem em RS, SC, PR, SP e MS

Junto ao avanço dessa frente fria, uma massa de ar frio avançará pela região Sul e chegará também ao Mato Grosso do Sul e a São Paulo ao longo do final de semana, fazendo as temperaturas caírem em todos esses estados.

Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no domingo durante a noite.
Previsão de anomalias de temperatura em 850 hPa no domingo durante a noite mostra o avanço de uma massa de ar frio sobre estados como RS, SC, PR, SP e MS - fazendo as temperaturas caírem.

Em grande parte da região Sul, as temperaturas mínimas podem atingir valores entre 10°C e 15°C, com as temperaturas mais baixas chegando a 7°C na serra gaúcha e catarinense durante o final de semana.

Vale notar que, embora o frio deste final de semana seja bastante considerável, nenhuma região do país vai registrar geadas tardias de acordo com as previsões mais recentes.

São Paulo e Mato Grosso do Sul também registrarão uma queda amena das temperaturas durante o sábado (22) e o domingo (23), mas os termômetros não chegam a valores tão baixos quanto os da região Sul - permanecendo, num geral, acima dos 15°C.