Nova frente fria não consegue avançar e o tempo seco e quente continua no Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias

Uma nova frente fria está em processo de formação na região Sul do Brasil, trazendo muitas chuvas e uma nova massa de ar frio. Será que essas chuvas e o frio chegarão às regiões Sudeste e Centro-Oeste?

Previsão do tempo Sudeste e Centro-Oeste
Apesar do avanço da frente fria, o calor será predominante nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nos próximos dias.

Conforme noticiamos nos últimos artigos de previsão do tempo, a região Sul já está experimentando uma virada do tempo com a formação de uma baixa pressão e frente fria. Essa frente fria promete trazer muitas chuvas e uma nova massa de ar frio para os estados do Sul, que diminuirá as temperaturas que se elevaram durante o final de semana.

Ao longo da semana, essa frente fria se deslocará para norte, à medida que a baixa pressão se desloca para o oceano Atlântico. Dessa forma, podemos esperar seus impactos nas regiões Sudeste e Centro-Oeste? Será que vamos ter uma virada do tempo nessas regiões também?

O frio chegará às regiões Sudeste e Centro-Oeste?

Por ser menos intensa e passageira, essa nova massa de ar frio não conseguirá avançar muito pelo Brasil, já que sua frente fria associada se deslocará rapidamente pelo litoral do Sul e Sudeste, gradualmente se afastando do continente e indo em direção ao oceano Atlântico.

As temperaturas continuarão se elevando ao longo dos próximos dias em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste, facilmente chegando na casa dos 30°C. Um pequeno refresco é esperado apenas para o leste do Sudeste na quinta-feira (25).

As temperaturas poderão cair em partes do Sudeste na quinta-feira (25) com a chegada da nebulosidade trazida pela frente fria. Essa mudança será sentida primeiramente na porção leste dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A capital paulista poderá ter um dia mais encoberto e com temperatura máxima de 21°C na quinta, enquanto a capital carioca registrará máxima de 27°C.

Previsão de temperatura máxima para a quinta-feira (25).

Porém, temos que ressaltar que essa queda da temperatura máxima será causada pela combinação da maior cobertura de nuvens e os ventos vindos do oceano, não devido a massa de ar frio. Tanto que esse “refresco” será muito passageiro, com as temperaturas voltando a subir já na sexta.

Além disso, essa queda das temperaturas na quinta-feira ficará bem restrita a porção leste do Sudeste. Por se afastar rapidamente para o oceano, a frente fria não deverá provocar grandes mudanças no tempo no interior da região Sudeste e na região Centro-Oeste, onde o calor se fará presente mantendo as temperaturas máximas na casa dos 30°C nos próximos dias. Nas cidades de Campo Grande e Cuiabá são esperadas temperaturas máximas de 31 a 33°C no meio dessa semana, e a tendência é que essas temperaturas continuem altas até o final de semana.

E as chuvas, poderão voltar nesta semana?

A resposta para essa pergunta é simples: não, não esperamos chuvas significativas para as regiões Sudeste e Centro-Oeste para os próximos dias, conforme indica o mapa de acumulado de precipitação previsto pelo modelo de confiança da Meteored, o modelo ECMWF.

Em relação às chuvas, não são esperados acumulados significativos nessas regiões. Aliás, grande parte do Sudeste e Centro-Oeste não registrará nenhuma chuva nos próximos dias e os valores de umidade relativa despencarão!

Como mencionado anteriormente apenas a faixa leste do Sudeste poderá registrar pequenos acumulados de chuva nos próximos 5 dias. De qualquer forma, esses acumulados dificilmente passam de 20 mm nas previsões. Maiores acumulados pontuais poderão ser registrados no norte de Minas Gerais e Espírito Santo, por influência do padrão chuvoso que predomina no estado da Bahia.

Previsão de acumulado de chuvas até sábado (27).

Na quinta-feira, dia em que a frente alcançará a região Sudeste, é esperado um aumento da nebulosidade e inclusive a ocorrência de chuva fraca a moderada na porção leste de São Paulo, principalmente no litoral. Essa chuva poderá ocorrer ao longo do dia, de forma mais fraca e com baixos acumulados associados. Por exemplo, para a cidade de Santos são esperados menos de 10 mm para quinta-feira.

Mesmo com essa pequena variação esperada para quinta, o padrão dominante dos próximos dias nas regiões Sudeste e Centro-Oeste é o padrão seco, que será responsável por derrubar os índices de umidade, principalmente no interior das regiões Sudeste e em grande parte do Centro-Oeste. Nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e interior de São Paulo, são esperados valores de umidade relativa de 30% ou menos.

Previsão de umidade relativa para a tarde de quarta-feira (24).

Lembrando que os valores mínimos de umidade relativa são registrados a tarde, mesmo período em que as temperaturas atingem seus valores máximos, combinação que pode ser prejudicial, por isso deve-se tomar muito cuidado nesse horário principalmente ao realizar atividades ao ar livre.